Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Lançamento

10 Abril 2024 | Renata Vomero

"Evidências do Amor" não nega as aparências e acerta em equilíbrio entre romance, fantasia e comédia

Filme protagonizado por Fabio Porchat e Sandy Leah é dirigido por Pedro Antonio; estreia é nesta quinta-feira (11)

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Vamos combinar que, se há um hino não oficial do Brasil, sem dúvida, é Evidências, música eternizada na voz da dupla Chitãozinho & Xororó. Agora, para fazer jus à canção cantada em plenos pulmões em dez de dez noites de karaokês deste país, estreia, em 11 de abril, Evidências do Amor (Warner), comédia romântica inspirada na canção e protagonizada por nada mais nada menos do que Fabio Porchat e Sandy Leah. A direção é de Pedro Antonio.

Publicidade fechar X

Mas não estamos falando de apenas uma homenagem a essa música icônica escrita por José Augusto e  Paulo Sérgio Valle. O filme vai além: Evidências do Amor narra a história do casal Marco Antônio (Fabio Porchat) e Laura (Sandy Leah), que se apaixonam após cantarem juntos a música “Evidências” em um karaokê. Porém, o relacionamento com o tempo se desgasta, e chega ao fim. Entretanto, tudo muda quando, um ano após o término, Marco Antônio percebe que sempre volta às situações do passado toda vez que ouve a famosa música que os uniu. Desesperado, ele parte em uma grande aventura para se livrar dessa maldição que a canção traz para sua vida.

Embora a conjunção seja perfeita, a ideia original do filme ainda não tinha Evidências como base. Antes, surgiu como um insight de criar uma comédia romântica sobre um casal que se conhece através de uma música. Uma coisa levou a outra e – a gente sabe muito bem qual canção tem esse poder romântico imediato -, então, “Evidências” virou a protagonista deste filme.

A partir daí, Pedro Antonio, Luanna Guimarães, Álvaro Campos e Fabio Porchat, roteiristas do filme, começaram a criar a narrativa em torno da canção, mas com muito cuidado para que o longa não saturasse a música, já que, a partir do plot já é possível antecipar que ela é tocada diversas vezes durante o filme.

“A gente se debruçou muito sobre essa ideia de que o filme não fosse saturar a música, que a música fosse parceira da dramaturgia, que a música ajudasse o filme a andar para frente e que ela tivesse um componente mágico cinematográfico”, contou Pedro Antonio em entrevista ao Portal Exibidor.

E Evidências do Amor acerta e muito nesse objetivo, aliás, tem efeito oposto de “dessaturar” os corações cansados já da canção, como essa jornalista que vos escreve. Entrou aí, um desafio para trabalhar essa trilha sonora, assinada por Daniel Simitan.

Nesse sentido, trazendo Sandy como polo romântico e Porchat como polo cômico, o longa consegue equilibrar muito bem seus elementos, incluindo aí o de fantasia, ao mostrar as viagens do tempo do protagonista e suas chances de reviver memórias do casal. “Eu achava que esse equilíbrio era bom para o público, que ia se divertir e ia se emocionar. O realismo fantástico que a gente traz, com a volta no tempo, é a cereja do bolo do entretenimento. Talvez seja esse o grande segredo desse filme, de conseguir equilibrar uma história que tem o realismo fantástico, a comédia e o romance sem perder na parte técnica. A gente tem um controle da história, não tem um efeito pelo efeito, a piada pela piada. A função de um diretor, e esse foi o meu principal papel, é não carregar na tinta de algumas coisas, saber fazer uma junção, para que tudo orne no final”, destacou Pedro Antonio.

Se soma a isso o quanto o filme acerta o tom entre o puro entretenimento e a reflexão. Afinal, impossível não sair da sessão pensando sobre qual música te levaria de volta para as memórias de um antigo relacionamento.

E, para o diretor, esse é um ponto importante da narrativa, porque cria uma ponte direta entre o filme e o espectador, o levando diretamente para dentro dessa história.

“Essa é uma pergunta que todo mundo vai se fazer. A gente não queria fazer um roteiro que acontece um fato, como uma traição. Na verdade, são as pequenas coisas do dia a dia que separam a gente de uma pessoa, mesmo que a gente não perceba. Você não sabe muito a dor do outro, como bate e como reverbera, se a gente tivesse esse poder supremo  de voltar no tempo e reviver nossas memórias, a gente teria narrativas totalmente diferentes para os nossos relacionamentos e para nós próprios”, destacou.

Com elenco também composto por Evelyn Castro e Larissa Luz, Evidências do Amor chega aos cinemas em meio a grandes expectativas, já que o cinema nacional passa por bom momento na indústria, embora ainda venha se recuperando dos duros desafios da pandemia.

“As minhas expectativas estão boas, venho ganhando confiança na medida em que o tempo passa, queria controlar o tempo, queria tocar Evidências e ir para o futuro e saber o que aconteceu, se pode lançar agora ou não (risos)”, brincou o diretor.

Evidências do Amor, produzido pela Framboesa Filmes e distribuído pela Warner Bros. Pictures, estreia em 11 de abril nos cinemas de todo o país.

Compartilhe:

  • 0 medalha