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14 Maio 2024 | Yuri Codogno

Sony Pictures fecha ano fiscal de 2023 com quase 10% a menos de lucro do que o período anterior

Gigante do entretenimento registrou receita de US$ 10,32 bilhões e lucro de US$ 808 milhões

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(Foto: Divulgação)

A Sony Pictures fechou o ano fiscal de 2023 com lucro de US$ 808 milhões, 9,6% a menos do que os US$ 894 milhões registrados nos doze meses anteriores. O período engloba de 1 de abril do ano passado até 31 de março de 2024. As informações são dos portais Deadline e Hollywood Reporter.  



A divisão da Sony Pictures Entertainment trabalha com filmes, produções televisivas e conteúdos de mídia online, segmentos esses que foram impactados pelas greves de Hollywood. Mesmo assim, a receita de 2023 subiu um pouco em relação com a de 2022: de US$ 10,14 bilhões para US$ 10,32 bilhões.

Em relação aos lançamentos cinematográficos, entre 1 de abril de 2023 e 31 de março de 2024, a Sony lançou 17 importantes filmes, incluindo Sobrenatural: A Porta Vermelha, O Amor Mandou Mensagem, O Exorcista do Papa, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, Que Horas Eu Te Pego?, Gran Turismo - De Jogador a Corredor, O Protetor: Capítulo Final, Feriado Sangrento, Dinheiro Fácil, Napoleão, Madame Teia e Todos Menos Você

Esse último, aliás, é (junto com outros dois filmes) a maior bilheteria de 2024 no Brasil até o momento. Já mundialmente, o grande destaque foi Através do Aranhaverso, que fez quase US$ 700 milhões globais.

Em um recorde apenas do último trimestre fiscal de 2023 da Sony, período que engloba de janeiro a março de 2024, a divisão cinematográfica obteve lucro operacional de US$ 208 milhões, acima dos US$ 119 milhões do mesmo trimestre do ano anterior. O filme que se destacou neste período foi justamente Todos Menos Você, protagonizado por Sydney Sweeney e Glen Powell, que fez US$ 219 milhões globais. 

Por outro lado, o trimestre teve Madame Teia como destaque negativo. O filme fechou sua campanha com apenas US$ 100 milhões arrecadados no mundo todo, sendo que seu custo de produção foi de US$ 80 milhões, além de ter apenas 11% de aprovação da crítica e 57% do público no Rotten Tomatoes. Como comparação, Todos Menos Você custou somente US$ 25 milhões e tem aprovação de 54% dos críticos e 87% dos fãs. 

O quarto trimestre fiscal da Sony também teve Ghostbusters: Apocalipse de Gelo, ainda em cartaz em alguns territórios e que fez US$ 109 milhões no período. Considerando toda sua exibição, o longa se aproxima dos US$ 200 milhões globais. 

Já as produções de televisão tiveram receita no ano fiscal de 2023 de US$ 3,806 bilhões, abaixo dos US$ 3,982 bilhões do período anterior. No quarto trimestre, o setor viu a receita saltar de US$ 833 milhões, no trimestre anterior, para US$ 961 milhões. A oferta televisiva da Sony inclui sucessos atuais como The Crown (Netflix), For All Mankind (Apple TV+), Goosebumps (Disney+) e A Roda do Tempo e Gen V (ambos da Prime Video).

Considerando a Sony Group, destaca-se a divisão de jogos e serviços de rede, que abrange as vendas de hardware e software do PlayStation e da PlayStation Network, e que atingiu US$ 27,293 bilhões, acima dos US$ 23,419 bilhões do ano anterior. A Sony revelou que vendeu 20,8 milhões de unidades do PlayStation 5 no ano fiscal de 2023, contra 19,1 milhões de vendas no ano fiscal de 2022. A Sony também revelou que agora tem 118 milhões de usuários ativos mensais na PlayStation Network.

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