Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

05 Julho 2024 | Yuri Codogno

Academia Brasileira de Cinema divulga os finalistas do Prêmio Grande Otelo

"Mussum, o Filmis" e "O Sequestro do Voo 375" lideram com 12 indicações cada

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Academia Brasileira de Cinema divulgou hoje (5) a lista dos finalistas ao Prêmio Grande Otelo, dando início à maior premiação do setor audiovisual nacional, que neste ano homenageia o Cinema Novo. A cerimônia está confirmada para 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia. Os filmes com maior número de indicações são Mussum, O Filmis (Downtown/Paris) e O Sequestro do Voo 375 (Disney), ambos finalistas em 12 categorias. 

Publicidade fechar X

A partir desta edição, a 23º da história, a Academia Brasileira de Cinema renomeia o evento. que até 2023 se chamava Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, lançando, assim, uma nova marca para ampliar a homenagem ao ator e comediante que é um dos maiores ícones do nosso cinema e já dava nome ao Troféu Grande Otelo.

“Chegamos à 23ª edição do Prêmio do Cinema Brasileiro, agora rebatizado de Prêmio Grande Otelo, com um recorde de obras inscritas. Uma alegria ver a potência do nosso audiovisual num ano em que homenagearemos o Cinema Novo, movimento essencial para entendermos que somos protagonistas das histórias que só a gente pode contar”, disse Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema. 

Votado pelos sócios da Academia, o Prêmio Grande Otelo vem passando por atualizações desde que foi criado, sempre acompanhando as mudanças do mercado audiovisual. Com o objetivo de abranger a multiplicidade de formatos narrativos, a Academia criou este ano duas novas categorias: Melhor Atriz e Melhor Ator de Série de Ficção. No total, são 30 categorias, incluindo a de filmes ibero- americanos, com produções indicadas pelas academias de cinema dos 13 países associados à FIACINE (Federação Ibero-americana de Cinema). A categoria Melhor Longa-Metragem Comédia concorrerá exclusivamente ao Voto Popular

A lista de finalistas de 2024 reúne mais de 200 profissionais indicados em 39 diferentes longas-metragens brasileiros e 5 longas ibero-americanos. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação) e 16 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção). 

O Prêmio Grande Otelo é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta a toda a classe. E, como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes e os resultados são apurados, acompanhados e auditados pela PwC Brasil. Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, de 12 a 22 de julho, com votação entre os sócios da Academia. 

Além de Mussum, O Filmis e O Sequestro do Voo 375, os longas-metragens que conseguiram múltiplas indicações são: Aumenta que é Rock’n’ Roll (9); Noites Alienígenas e Tia Virgínia (7), Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha e Pedágio (6); Pérola e O Rio do Desejo (5); Medusa (4); Saudosa Maloca (3); e Belchior - Apenas um Coração Selvagem, Elis & Tom, só Tinha de Ser com Você, Retratos Fantasmas, Turma da Mônica Jovem - Reflexos do Medo, Levante, Sem coração e Bem-Vinda, Violeta! (2). Além desses, outros 26 filmes receberam uma nomeação. 

Nas distribuidoras, o ranking ficou: Vitrine Filmes (25), Downtown/Paris (21), H2O Films (15), Disney (12), Elo Studios (11), Manequim Filmes (6), Imagem Filmes (5), O2 Play e Gullane (4) e Canal Curta! (2). Olhar Distribuição, TVZero, Sony, Tortuga Studios, Warner, Pandora Filmes, Clementina Filmes, Netflix e Prime Video foram lembrados uma vez. Vale lembrar que a Globo Filmes não atua como distribuidora, mas, somando todos os títulos em que é produtora ou co-produtora, foram 43 indicações.

Nas séries, as empresas nomeadas foram Globoplay (10), Prime Video (8), Max (5) e TV Cultura, TV Rá Tim Bum, TV Brasil e Netflix, com uma lembrança cada. Já as produções com múltiplas indicações foram: Cangaço Novo e Fim (4), Betinho - No Fio da Navalha, Dom e João Sem Deus - A Queda de Abadiânia (2). Cidade Invisível  e A Vida pela Frente foram lembradas uma vez.

CONFIRA A LISTA COMPLETA

Melhor Longa-Metragem Ficção

  • - Mussum, O Filmis (Downtown/Paris), de Silvio Guindane
  • - Noites Alienígenas (Vitrine Filmes), de Sérgio de Carvalho
  • - Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha (Manequim FIlmes), de Eduardo Albergaria
  • - O Sequestro do Voo 375 (Disney), de Marcus Baldini
  • - Pedágio (Downtown/Paris), de Carolina Markowicz.

Melhor Longa-Metragem Comédia (concorre exclusivamente na categoria Voto Popular)

  • - Desapega! (Imagem Filmes), de Hsu Chien
  • - Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris), de Susana Garcia
  • - Os Farofeiros 2 (Downtown/Paris), de Roberto Santucci
  • - Pérola (H2O FIlms), de Murilo Benício
  • - Saudosa Maloca (Elo Studios), de Pedro Serrano
  • - Três Tigres Tristes (Olhar Distribuição), de Gustavo Vinagre.

Melhor Longa-Metragem Documentário

  • - Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho (TVZero), de Pedro Bronz
  • - Belchior - Apenas um Coração Selvagem (Canal Curta!), de Natália Dias e Camilo Cavalcanti
  • - Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você (O2 Play), de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay
  • - Nada Será Com Antes - A Música do Clube da Esquina (Vitrine Filmes), de Ana Rieper
  • - Retratos Fantasmas (Vitrine Filmes), de Kleber Mendonça Filho.

Melhor Longa-Metragem Animação

  • - A Ilha Dos Ilus (Elo Studios), de Paulo G. C. Miranda
  • - Bizarros Peixes Das Fossas Abissais (Vitrine Filmes), de Marão
  • - Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro (Sony), de Guilherme Fiuza Zenha
  • - Perlimps (Vitrine Filmes), de Alê Abreu
  • - Uma Noite Antes do Natal (Tortuga Studios), de Nelson Botter Jr.

Melhor Longa-Metragem Infantil

  • - As Aventuras de Poliana – O Filme (Warner), de Claudio Boeckel
  • - Dois é Demais Em Orlando (H2O Films), de Rodrigo Van Der Put
  • - Turma da Mônica Jovem - Reflexos do Medo (Imagem Filmes), de Mauricio Eça
  • - Uma Carta Para o Papai Noel (Pandora Filmes), de Gustavo Spolidoro
  • - Uma Fada Veio Me Visitar (Imagem Filmes), de Viviane Jundi.

Melhor Direção

  • - Anita Rocha da Silveira, por Medusa (Vitrine Filmes)
  • - Carolina Markowicz, por Pedágio (Downtown/Paris)
  • - Kleber Mendonça Filho, por Retratos Fantasmas (Vitrine Filmes)
  • - Marcus Baldini, por O Sequestro do Voo 375 (Disney)
  • - Tomás Portella, por Aumenta que é Rock’n’ Roll (H2O Films)

Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem

  • - Ana Petta e Helena Petta, por Quando Falta o Ar (Clementina Filmes)
  • - Lillah Halla, por Levante (Vitrine Filmes)
  • - Nara Normande e Tião, por Sem Coração (Vitrine Filmes)
  • - Natália Dias e Camilo Cavalcante, por Belchior - Apenas um Coração Selvagem (Canal Curta!)
  • - Silvio Guindane, por Mussum, o Filmis (Downtown/Paris)

Melhor Atriz de Longa-Metragem

  • - Bárbara Paz, por A Porta ao Lado (Vitrine Filmes)
  • - Débora Falabella, por Bem-Vinda, Violeta! (Vitrine Filmes)
  • - Drica Moraes, por Pérola (H2O FIlms)
  • - Maeve Jinkings, por Pedágio (Downtown/Paris)
  • - Vera Holtz, por Tia Virgínia (Elo Studios)

Melhor Ator de Longa-Metragem

  • - Ailton Graça, por Mussum, o Filmis (Downtown/Paris)
  • - Chico Diaz, por Noites Alienígenas (Vitrine Filmes)
  • - Johnny Massaro, por Aumenta que é Rock’n’ Roll (H2O Films)
  • - Juan Paiva, por Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha (Manequim FIlmes)
  • - Paulo Miklos, por Saudosa Maloca (Elo Studios)

Melhor Atriz Coadjuvante de Longa-Metragem

  • - Alice Carvalho, por Angela (Downtown/Paris)
  • - Aline Marta Maia, por Pedágio (Downtown/Paris)
  • - Arlete Salles, por Tia Virgínia (Elo Studios)
  • - Cacau Protásio, por Mussum, o Filmis (Downtown/Paris)
  • - Grace Passô, por Levante (Vitrine Filmes)

Melhor Ator Coadjuvante de Longa-Metragem

  • - Antônio Pitanga, por Tia Virgínia (Elo Studios)
  • - Gabriel Leone, por O Rio do Desejo (Gullane)
  • - George Samuca, por Aumenta que é Rock’n’ Roll (H2O Films)
  • - Gero Camillo, por Saudosa Maloca (Elo Studios)
  • - Jorge Paz, por O Sequestro do Voo 375 (Disney)
  • - Yuri Marçal, por Mussum, o Filmis (Downtown/Paris)

Melhor Roteiro Original

  • - Adirley Queirós e Joana Pimenta, por Mato Seco em Chamas (Vitrine Filmes)
  • - Anita Rocha da Silveira, por Medusa (Vitrine Filmes)
  • - Carolina Markowicz, por Pedágio (Downtown/Paris)
  • - Daniel Bandeira, por Propriedade (Vitrine Filmes)
  • - Fabio Meira, por Tia Virgínia (Elo Studios)

Melhor Roteiro Adaptado

  • - Adriano Falcão, Marcelo Saback e Jô Abdu, por Pérola (H2O FIlms)
  • - Camilo Cavalcanti, Rodolfo Minari e Sérgio de Carvalho, por Noites Alienígenas (Vitrine Filmes)
  • - Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque, por O Sequestro do Voo 375 (Disney)
  • - Paulo Cursino, por Mussum, o Filmis (Downtown/Paris)
  • - Sergio Machado, George Walker Torres, Maria Camargo e Milton Hatoum, por O Rio do Desejo (Gullane)

Melhor Direção de Fotografia

  • - O Rio do Desejo (Gullane)
  • - Sem Coração (Vitrine Filmes)
  • - Bem-Vinda, Violeta! (Vitrine Filmes)
  • - Pérola (H2O FIlms)
  • - Mussum, o Filmis (Downtown/Paris)
  • - O Sequestro do Voo 375 (Disney)

Melhor Direção de Arte

  • - O Rio do Desejo (Gullane)
  • - Tia Virgínia (Elo Studios)
  • - Aumenta que é Rock’n’Roll (H2O Films)
  • - Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha (Manequim FIlmes)
  • - O Sequestro do Voo 375 (Disney)

Melhor Figurino

  • - Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha (Manequim FIlmes)
  • - Aumenta que é Rock’n’Roll (H2O Films)
  • - Pérola (H2O FIlms)
  • - Mussum, o Filmis (Downtown/Paris)
  • - O Sequestro do Voo 375 (Disney)

Melhor Maquiagem 

  • - Aumenta que é Rock’n’Roll (H2O Films)
  • - Tia Virgínia (Elo Studios)
  • - Mussum, o Filmis (Downtown/Paris)
  • - O Sequestro do Voo 375 (Disney)
  • - Noites Alienígenas (Vitrine Filmes)

Melhor Efeito Visual

  • - Mussum, o Filmis (Downtown/Paris)
  • - O Sequestro do Voo 375 (Disney)
  • - Turma da Mônica Jovem - Reflexos do Medo (Imagem Filmes)
  • - Aumenta que é Rock’n’Roll (H2O Films)
  • - Mamonas Assassinas, O Filme (Imagem Filmes)

Melhor Montagem

  • - Noites Alienígenas (Vitrine Filmes)
  • - Mussum, o Filmis (Downtown/Paris)
  • - Nosso Sonho, a História de Claudinho Buchecha (Manequim FIlmes)
  • - Elis & Tom, só Tinha de Ser com Você (O2 Play)
  • - Tia Virgínia (Elo Studios)
  • - O Sequestro do Voo 375 (Disney)

Melhor Som

  • - Pedágio (Downtown/Paris)
  • - Medusa (Vitrine Filmes)
  • - Mussum, o Filmis (Downtown/Paris)
  • - O Sequestro do Voo 375 (Disney)
  • - Aumenta que é Rock’n’Roll (H2O Films)

Melhor Trilha Sonora

  • - Noites Alienígenas (Vitrine Filmes)
  • - Medusa (Vitrine Filmes)
  • - O Rio do Desejo (Gullane)
  • - Aumenta que é Rock’n’Roll (H2O Films)
  • - Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha (Manequim FIlmes)
  • - O Sequestro do Voo 375 (Disney)

Melhor Longa-Metragem Ibero-Americano

  • - Al Otro Lado de La Niebla, de Equador
  • - El Otro Hijo, de Colômbia, Argentina e França
  • - La Sociedad de la Nieve (O2 Play/Netflix), de Espanha, Uruguai, Argentina e Chile
  • - Los Colonos (O2 Play/Prime Video), de Chile, Argentina, Reino Unido, Taiwan e EUA
  • - Puan (Vitrine Filmes), de Argentina, Brasil, Itália, França e Alemanha

Melhor Série Brasileira Ficação, de Produção Independentemente, para TV Aberta, TV Paga ou Streaming

  • - A Vida pela Frente (Globoplay)
  • - Betinho - No Fio da Navalha (Globoplay)
  • - Cangaço Novo (Prime Video)
  • - Dom (Prime Video)
  • - Fim (Globoplay)

Melhor Série Brasileira de Documentário, de Produção Independente, para TV Aberta, TV Paga ou Streaming 

  • - Diretores de Arte (Prime Video)
  • - Línguas da Nossa Língua (Max)
  • - Massacre na Escola - A Tragédia das Meninas de Realengo (Max)
  • - O Caso Escola Base (Globoplay)
  • - Viajando com os Gil (Prime Video)

Melhor Série Brasileira de Animação, de Produção Independente, para TV Aberta, TV Paga ou Streaming

  • - Esquadrão do Mar Azul (TV Cultura)
  • - O Hotel Silvestre de Ana Flor (Max)
  • - Tronik (TV Rá Tim Bum)
  • - Zoopedia (TV Brasil)

Melhor Atriz de Série de Ficção para TV Aberta, TV Paga ou Streaming

  • - Alessandra Negrini, por Cidade Invisível (Netflix)
  • - Alice Carvalho, por Cangaço Novo (Prime Video)
  • - Bianca Comparato, por João Sem Deus - A Queda de Abadiânia (Globoplay)
  • - Marjorie Estiano, por Fim (Globoplay)
  • - Thainá Duarte, por Cangaço Novo (Prime Video)

Melhor Ator de Série de Ficção para TV Aberta, TV Paga ou Streaming

  • - Allan Souza Lima, por Cangaço Novo (Prime Video)
  • - Bruno Mazzeo, por Fim (Globoplay)
  • - Fabio Assunção, por Fim (Globoplay)
  • - Gabriel Leone, por Dom (Prime Video)
  • - Julio Andrade, por Betinho - No Fio da Navalha (Globoplay)
  • - Marco Nanini, por João Sem Deus - A Queda de Abadiânia (Globoplay)

Melhor Curta-Metragem de Ficção

  • - A Menina e o Mar, de Gabriel Mellin.
  • - Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli.
  • - Quinze Quase Dezesseis, de Thais Fujinaga.
  • - Se Precisar de Algo, de Mariana Cobra.
  • - Yãmî Yah-Pá | Fim da Noite, de Vladimir Seixas.

Melhor Curta-Metragem Documentário

  • - As Marias, de Dannon Lacerda.
  • - Cama Vazia, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet.
  • - Eu, Negra, de Juh Almeida.
  • - Macaléia, de Rejane Zilles.
  • - Thuë Pihi Kuuki - Uma Mulher Pensando, de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami.

Melhor Curta Metragem Animação

  • - Era Uma Noite de São João, de Bruna Velden.
  • - Jussara, de Camila Ribeiro.
  • - Lapso, de Mônica Moura.
  • - Mulher Vestida de Sol, de Patrícia Moreira.
  • - Quintal, de Mariana Netto.

Compartilhe:

  • 0 medalha