01 Agosto 2024 | Renata Vomero
Com menos títulos entrando em cartaz, Brasil ganha força na programação
Quatro filmes estreiam nos cinemas e filmes brasileiros ganham relançamento
Compartilhe:

A semana não tem nenhum blockbuster entrando em cena, mas conta com boas novidades e um momento de muito destaque para o cinema nacional, que estreia com duas produções e ganha reexibições nos cinemas.
Os relançamentos brasileiros chegam na esteira da publicação da Instrução Normativa da Cota de Tela pela Ancine na última semana. Com isso, voltam aos cinemas produções de sucesso para o público rever ou ter a chance de aproveitar na tela grande, os confirmados até agora são: Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris), Tô de Graça (Downtown/Paris), Morando com o Crush (Downtown/Paris), Bandida – A Número Um (Downtown/Paris), De Repente, Miss! (Elo) e Meu Sangue Ferve Por Você (Manequim).
Estranho Caminho, novo filme do diretor Guto Parente, premiado em diversos festivais de cinema, estreia nesta quinta-feira (1) nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Porto Alegre, Recife, Vitória, Maceió, Londrina, Poços de Caldas e Afogados da Ingazeira.
Com produção da Tardo Filmes e distribuição da Embaúba Filmes, o drama tem percorrido uma bela trajetória em festivais, tendo vencido os Prêmios de Melhor Roteiro (Guto Parente) e Melhor Ator Coadjuvante para o ator mineiro Carlos Francisco no Festival do Rio, Prêmio de Melhor Filme da Mostra Autorias da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, além de ter sido o grande destaque brasileiro no Festival de Tribeca.
No Festival de Tribeca, onde o filme teve sua première mundial como único longa brasileiro na competição internacional, ganhou todos os prêmios que disputou: Melhor Filme, Melhor Roteiro para Guto Parente, Melhor Fotografia para Linga Acácio e Melhor Performance para Carlos Francisco.
Estranho Caminho é um drama fantástico que acompanha a trajetória de David, um jovem cineasta que, ao visitar sua cidade natal, Fortaleza, é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia de Covid-19 e se vê obrigado a procurar o pai, Geraldo, um sujeito peculiar com quem não fala ou tem notícias há mais de dez anos. Após o reencontro dos dois, coisas estranhas começam a acontecer.
Também estreia Filho de Boi (Olhar Distribuição), de Haroldo Borges, O filme já teve sua world première no Festival de Busan (Coreia do Sul), um dos maiores festivais do continente asiático, e passou também por festivais como o FICG - Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México), onde recebeu o Prêmio Film4Climate de pós-produção, e o Festival de Málaga (Espanha), onde recebeu o Prêmio do Público. Aqui no Brasil, ele já foi exibido em festivais na Bahia, São Paulo e Minas Gerais. Filho de Boi, em sua produção, tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado.
O filme conta a história de João, um menino tímido de 13 anos que mora no sertão baiano. O vínculo com seu pai foi rompido e ele não tem amigos. Quando um pequeno circo chega à cidade buscando um novo palhaço, ele vê a oportunidade perfeita para fugir dali.
Estreia também Tuesday – O Último Abraço. Com direção e roteiro da estreante Daina O. Pusić, a produção é um conto de fadas lúdico que retrata a difícil jornada de uma mãe (Julia Louis-Dreyfus) e sua filha adolescente (Lola Petticrew) ao confrontarem a morte – que se apresenta através de um surpreendente pássaro falante. De forma sensível, o filme busca encontrar resiliência no inesperado.
Produzido pela A24, BBC Film e BFI Films, o longa conta com assinatura de Helen Gladders, Ivana MacKinnon e Oliver Roskill. O elenco traz Julia Louis-Dreyfus, Lola Petticrew, Arinzé Kene, Leah Harvey, Ellie James, Taru Devani e Jay Simpson. A distribuição nacional é da Paris Filmes.
Nesta quinta-feira, a Imagem Filmes lançará O Exorcismo, longa de terror protagonizado por Russell Crowe. Além do ator neozelandês vencedor do Oscar por seu trabalho em Gladiador (2000), o título também conta com a estrela da franquia Avatar, Sam Worthington, e com Adam Goldberg e Chloe Bailey no elenco.
Compartilhe:
- 0 medalha