Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Novidade

15 Abril 2025 | Redação

Oscar passará a premiar Melhor Direção de Dublês a partir de 2028

Edição em que a nova categoria será contemplada será comemorativa de 100 anos de existência da premiação

Compartilhe:

Cena de "O Dublê", filme de 2024 que faz homenagem aos dublês (Foto: Divulgação)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou na última quinta-feira (10) que o Oscar terá uma nova categoria a partir de 2028, quando o prêmio completará 100 anos de existência. Depois de muitos pedidos e uma campanha de profissionais da área, a categoria de Melhor Direção de Dublês finalmente será incluída. As informações são dos portais Deadline, Variety e IndieWire.



Com a categoria fazendo parte da premiação em 2028, estarão elegíveis os filmes lançados em 2027 e, vale lembrar, essa não é a primeira adição feita à maior premiação de cinema do mundo recentemente. No ano passado, no mês de fevereiro, a Academia anunciou o prêmio de Melhor Elenco a partir de sua 98ª edição, em 2026, ou seja, produções deste ano estarão aptas a concorrerem.

"Desde os primórdios do cinema, a direção de dublês tem sido parte da produção cinematográfica. Temos orgulho de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos. Os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação", disseram em um comunicado o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da instituição, Janet Yang.

As regras de elegibilidade e votação para o prêmio inaugural serão anunciadas em 2027, juntamente com o regulamento completo da 100ª edição do Oscar. Os detalhes da entrega do prêmio serão determinados pelo Conselho Administrativo e pela liderança executiva da Academia em uma data futura.

As manifestações, como dito anteriormente, não são novidade, e recentemente o diretor de John Wick (Paris Filmes) e Deadpool 2 (Disney), David Leitch, que começou como dublê e coordenador de dublês, esteve entre os nomes de destaque a fazerem coro pelo reconhecimento. Ele, inclusive, foi o responsável por O Dublê (Universal), lançado no ano passado e que faz uma divertida homenagem aos dublês. Ao lado de líderes da indústria como Chris O'Hara, da Stunts Unlimited, Leitch fez diversas apresentações para a Academia, o que levou à aprovação do Conselho de Administração na última semana.

"Os dublês são essenciais para todos os gêneros cinematográficos e estão profundamente enraizados na história da nossa indústria, desde o trabalho inovador de pioneiros como Buster Keaton, Harold Lloyd e Charlie Chaplin, até a arte inspiradora dos diretores de dublês, coordenadores, artistas e coreógrafos de hoje", disse Leitch em entrevista recente ao Deadline.

Atualmente mais de 100 dublês são membros do departamento de produção e tecnologia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e, após o anúncio, Leitch rapidamente se pronunciou para agradecer o reconhecimento.

"Esta tem sido uma longa jornada para muitos de nós. Chris O'Hara e eu passamos anos trabalhando para dar vida a este momento, apoiados pelos profissionais de dublês que lutaram incansavelmente por reconhecimento ao longo das décadas. Somos extremamente gratos. Obrigado, Academia", disse.

As duas novas recentes adições de prêmios ao Oscar, inclusive, representam uma mudança de postura da Academia. Anteriormente, a última expansão havia sido feita em 2001, quando foi instituído o prêmio de Melhor Animação e, além disso, outra mudança significativa aconteceu em 2009, quando a lista de indicados para Melhor Filme aumentou para 10 após a polêmica ausência de Batman - O Cavaleiro das Trevas (Warner) na premiação do ano anterior.

Mas, apesar da conquista da premiação de Melhor Direção de Dublês, um impasse poderá acontecer na transmissão da premiação. Agora o Oscar terá um total de 25 categorias competitivas e o contrato atual de transmissão prevê apenas a transmissão de 23 categorias devido às restrições de tempo para a transmissão. A ABC, emissora parceira do Oscar, atualmente está negociando um acordo de renovação que expira na 100ª transmissão, mas até o momento a tendência é que as três categorias de curta-metragem — curta de animação, curta documentário e curta de ação ao vivo — devam ser removidas da transmissão oficial.

Compartilhe:

  • 0 medalha