Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Fomento

12 Maio 2025 | Redação

Governo de SP lança São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo com workshops gratuitos para o setor

Evento de mercado voltado ao audiovisual acontece em julho na FAAP e já está com inscrições abertas para formações presenciais

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a realização do São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, um evento gratuito voltado à formação e ao fortalecimento do setor audiovisual. A programação acontece de 3 a 13 de julho, das 10h às 18h, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em Higienópolis, na capital paulista. As inscrições para os workshops já estão abertas.

Publicidade fechar X

A iniciativa é promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e conta com apoio da Lei Paulo Gustavo. O evento integra o Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista, criado para impulsionar a profissionalização, os negócios e a internacionalização da produção audiovisual no estado.

“Com o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, seguimos avançando para consolidar São Paulo entre os grandes polos de audiovisual do mundo. Estamos promovendo formação de excelência, conectando profissionais ao mercado e impulsionando a internacionalização do setor — sempre com foco em gerar emprego, fortalecer a economia criativa e dar visibilidade ao talento paulista”, destaca Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Ao todo, o evento oferecerá 490 vagas em oficinas temáticas e 32 vagas exclusivas para projetos de curta e longa-metragem, com foco em áreas como produção, filmagem, acessibilidade, pitching, mercado e sustentabilidade.

Um dos destaques da programação são os 10 workshops internacionais ministrados em inglês, voltados a produtores, diretores, distribuidores e exibidores. Cada participante poderá se inscrever em até três oficinas, de acordo com seu perfil profissional. Com até 80 vagas por turma, os cursos cobrem seis eixos estratégicos: coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas internacionais e participação em festivais e mercados.

Além disso, será oferecido um workshop internacional exclusivo de pitching para longas-metragens de ficção, com 10 vagas para uma imersão especializada. Outras três formações internacionais também integram a programação, com seleção própria e foco em até 30 projetos de séries e longas-metragens — duas dessas vagas são reservadas a iniciativas contempladas pela Lei Paulo Gustavo.

O evento reforça a posição de São Paulo como epicentro da indústria audiovisual no Brasil. O estado concentra 35% das produtoras independentes do país e foi responsável por 38% das obras audiovisuais brasileiras produzidas nos últimos cinco anos. No mesmo período, também liderou a realização de longas-metragens, com 41% do total nacional.

A diversidade cultural e arquitetônica do território paulista favorece a produção em diferentes gêneros e formatos. Já foram mapeadas mais de 750 locações nas 10 regiões certificadas como “Cidades Amigas das Filmagens”, iniciativa que busca incentivar as filmagens no interior e litoral do estado.

O Hub também se soma a outras ações do Governo de SP voltadas à capacitação, como o CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, que, por meio da Escola de Audiovisual, Games e Tecnologia, investe na formação de novos talentos para o setor criativo.

As inscrições e mais informações sobre os workshops estão disponíveis no site oficial da Secretaria da Cultura do Estado.

Compartilhe:

  • 0 medalha