03 Junho 2025 | Yuri Codogno
Netflix e Embratur assinam acordo para promover o turismo audiovisual no Brasil
Assinatura aconteceu semana passada, durante o Rio2C 2025
Compartilhe:

Em negociação desde o início do ano, a Netflix e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) chegaram a um acordo para promover o turismo audiovisual no Brasil. A assinatura aconteceu no último dia 30 durante o Rio2C 2025, na Cidade das Artes, em painel apoiado pela própria agência. As informações são do portal Tela Viva.
A parceria será composta por duas etapas. A primeira é uma campanha publicitária que será divulgada oficialmente a partir desta semana que associa o potencial turístico do Brasil à produções que já conquistaram o público global, como: Cidade Invisível, gravada na Floresta Amazônica; Casamento às Cegas Brasil, com temporadas filmadas em destinos como Amparo (SP) e Bom Jardim da Serra (SC); Sintonia, que destaca as paisagens urbanas da periferia de São Paulo.
A segunda fase prevê o lançamento de um guia de viagem que reunirá roteiros e experiências turísticas baseadas em títulos de destaque da Netflix, que tiveram alto engajamento local e global, e que refletem os principais ativos culturais que a Embratur deseja promover. O material será lançado no final deste ano e refletirá sobre os ativos culturais e naturais promovidos pela Embratur.
"O turismo audiovisual é uma tendência que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos conforme vemos as fronteiras dos conteúdos cada vez mais fluidas e as produções de um país viajando pelos outros com mais facilidade. Cenas contadas na tela despertam a curiosidade da audiência – do próprio Brasil e de fora – por conhecer não só os cenários, mas também a cultura brasileira, a gastronomia, tudo que há de peculiar aqui”, disse Mariana Polidoro, diretora de políticas públicas da Netflix Brasil.
A executiva também destacou que o turismo audiovisual tem sido impulsionado pelo poder público em diversos outros países, e contou que a Embratur procurou a Netflix justamente com essa inspiração. A plataforma, por sua vez, já estava certa do potencial: dentro do perfil do assinante Netflix, os que assistem aos conteúdos brasileiros têm 3,5 mais chances de colocar o país entre seus destinos prioritários para viagens. E isso vale não só para produções de ficção, mas também documentários e reality shows.
"Estamos muito felizes com o acordo. Já faz mais ou menos um ano que temos conversado. Existe uma equipe incrível trabalhando por trás que fez com que chegássemos até esse momento. Firmar essa parceria é decidir colocar o Brasil em mais dos 190 países onde a Netflix está presente e, assim, fazer com que as pessoas vejam o que temos de mais extraordinário e diverso", celebrou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Freixo contou que a Embratur acaba de lançar um plano de marketing para divulgar o turismo brasileiro – algo inédito nos últimos 20 anos. Batizado de "Brasis", o plano visa promover o Brasil como um país único, mas que nunca foi um só.
E essa iniciativa vem para impulsionar ainda mais um setor que já está indo bem, que é o turismo. Segundo o presidente, o país nunca recebeu tantos turistas internacionais quanto agora – no ano passado, eles deixaram aqui US$ 7,3 bilhões, valor da arrecadação do Brasil com o turismo internacional. Em 2025, apenas nos quatro primeiros meses do ano, foram 4,4 milhões de pessoas vindas de fora.
O objetivo do órgão, que era receber 8 milhões de turistas anuais até 2027, será conquistado no final deste ano. "Isso é geração de emprego e renda. O turismo não é só sobre quem viaja, e sim sobre quem recebe. Fizemos o dever de casa, aprendemos a apresentar o Brasil para o mundo e temos uma boa inteligência de dados. Agora, estamos lançando esse plano de marketing e trabalhando com ele nas 27 unidades da federação. O turismo será o grande motor da economia no século XXI, e o Brasil tem que se destacar nesse espaço de desenvolvimento econômico", acrescentou Freixo.
Fernanda Souza, apresentadora do reality da Netflix Ilhados com a Sogra, que teve suas duas temporadas gravadas em praias dos estados de São Paulo e Alagoas, também participou do painel. O reality ficou no Top 5 global de séries de língua não-inglesa mais assistidas da plataforma, evidenciando o potencial das produções nacionais mostrarem o Brasil e suas diferentes paisagens para o mundo.
Compartilhe:
- 0 medalha