05 Junho 2025 | Gabryella Garcia e Yuri Codogno
Primeiro dia do Show de Inverno tem apresentação de três majors, line-up variado e grandes apostas
Universal, Warner e Disney empolgaram o público com line-ups que vão de franquias até originais
Compartilhe:

Nesta quarta-feira (4) foi dada a largada para a 16ª edição do Show de Inverno e um total de 10 distribuidoras empolgaram o público presente com seus lançamentos e novidades para os próximos meses. No primeiro dia de apresentações quem abriu os trabalhos foi a Universal, que teve a companhia de outras duas majors: Warner e Disney.
Todas as distribuidoras trouxeram line-ups variados, que vão de franquias até originais, que agradaram bastante o público presente e prometem dar sequência ao bom momento dos cinemas brasileiros. Além das majors já citadas, também se apresentaram Retrato Filmes, A2 Filmes, Olhar Filmes, Imovision, Galeria Distribuidora, Sato Company, e Clube Filmes.
Confira as apresentações das majors no primeiro dia do evento:
Universal promete força total no segundo semestre após as vitórias de “O Brutalista” e “Anora” no Oscar
O pontapé inicial das apresentações foi dado por Roberta Hickson, diretora de marketing da Universal, que iniciou os trabalhos com uma das grandes apostas da distribuidora. O live-action de Como Treinar o seu Dragão chega aos cinemas brasileiros na próxima semana, em 12 de junho, e promete ser um dos grandes públicos do ano. A grande expectativa, aliás, se explica pelos excelentes números que a franquia conseguiu em seus lançamentos anteriores. As animações Como Treinar o seu Dragão, em 2010, Como Treinar o seu Dragão 2, em 2014, e Como Treinar o seu Dragão 3, em 2019, arrecadaram US$ 494,87 milhões, US$ 621,53 milhões, e US$ 521,79 milhões respectivamente.
A apresentação teve sequência com M3gan 2.0, que estreia em 26 de junho, e chega cercado de expectativas após o primeiro M3gan ter se tornado um fenômeno e ter vendido mais de 1,7 milhão de ingressos apenas no Brasil em 2023. Em escala global, o filme de terror da boneca assassina faturou US$ 180,08 milhões.
Um dos pontos altos da apresentação, e que impressionou o público, veio com Jurassic World: Recomeço, que chega aos cinemas em 3 de julho e teve a exibição de clipes inéditos, além do detalhamento de sua campanha. As ações incluem publicidade com sons de dinossauros em São Paulo, no Parque Villa Lobos, um chamado Uber Jurássico com viagens agendadas, e brinquedos e outros produtos da franquia. Além disso, foram gerados 6 milhões de impactos em jogos de futebol da Copa Sul-Americana, e uma campanha em parceria com o Bob's tem a expectativa de gerar 65 milhões de impactos.
Se os números da franquia forem mantidos, aliás, a arrecadação de Jurassic World: Recomeço, deve passar da casa do bilhão. Até hoje a franquia que nasceu na trilogia Jurassic Park e continuou em Jurassic World já faturou mais de US$ 6 bilhões com os seis filmes. Todos os três filmes anteriores de Jurassic World, inclusive, arrecadaram mais de US$ 1 bilhão cada. Aliada a força da marca, o novo filme ainda conta com um elenco fortíssimo que traz nomes como Jonathan Bailey, Scarlett Johansson, Manuel Garcia-Rulfo e Mahershala Ali.
Os Caras Malvados 2 também chegará com boas expectativas aos cinemas em 14 de agosto após o primeiro filme ter arrecadado US$ 252 milhões globais em 2022. Para impulsionar ainda mais a nova produção, a Universal irá aproveitar os 50 anos do lançamento de Tubarão para fazer um material estilizado para as plataformas, transformando o monstro dos cinemas na estética da animação.
Antes de entrar na seara do terror e suspense, a distribuidora confirmou os lançamentos de A Casa Mágica da Gabby, cujo o Brasil é o mercado número um da franquia, para 12 de agosto, e de Anônimo 2, que conta com Bob Odenkirk e Sharon Stone no elenco, para 21 de agosto.
A parte mais "sombria" da apresentação contou com GOAT, uma produção de Jordan Peele que chega aos cinemas em 18 de setembro, O Telefone Preto 2, que será lançado no Halloween e conta com o retorno do elenco original, com Mason Thames e Ethan Hawke, além do diretor, Scott Derrickson, depois de o primeiro filme ter vendido 1,29 milhão de ingressos apenas no Brasil, e Five Nights At Freddy´s 2, que tentará dar sequência ao enorme sucesso do primeiro filme.
Five Nights At Freddy´s - O Pesadelo Sem Fim vendeu 2,92 milhões de ingressos apenas no Brasil, e também alcançou marcas expressivas a nível global. A adaptação dos videogames fez a maior bilheteria de um filme de terror em 2023, arrecadando US$ 291 milhões, e também se tornou a maior arrecadação no lançamento de um título da Blumhouse. O segundo filme, cercado de expectativas, fará sua estreia nos cinemas brasileiros em 4 de dezembro.
Para encerrar a apresentação a Universal confirmou o lançamento de Wicked: Parte 2 para o dia 20 de novembro e destacou o sucesso do primeiro filme, que vendeu 982 mil ingressos no Brasil e arrecadou US$ 756,08 milhões em todo o mundo, se tornando a quinta maior bilheteria de um filme lançado em 2024. O novo filme contará com duas canções inéditas, valorizando as protagonistas, e terá o retorno de Myra Ruiz e Fabi Bang como dubladoras no Brasil.
Por fim, Hernán Viviano, diretor-geral da Warner e Universal no Brasil, subiu ao palco para destacar a sinergia dos lançamentos da Universal com o público brasileiro. "Temos produtos para todos os públicos, filmes que vão lotar os cinemas. Temos o que o brasileiro gosta", disse.
Warner celebra resultados do primeiro semestre e promete manter o ritmo
A Warner foi a quinta distribuidora a se apresentar no Show de Inverno, e a segunda major, e Hernán Viviano abriu os trabalhadores comemorando os resultados do primeiro semestre, uma vez que a distribuidora é responsável por três das 10 maiores bilheterias para um filme lançado em 2025 no Brasil. "Tivemos um começo de ano espetacular graças ao apoio de vocês", celebrou.
O sucesso deve-se principalmente a Um Filme Minecraft, que vendeu 5,28 milhões de ingressos e é a segunda maior bilheteria do ano, Premonição 6: Laços de Sangue, que levou 1,56 milhão de espectadores aos cinemas brasileiros para se tornar a sexta bilheteria, e Pecadores, que se tornou a décima maior bilheteria do ano ao vender 832 mil ingressos.
Além do sucesso das produções, Viviano também citou a transmissão da final da Champions League nos cinemas, lembrando da parceria entre TNT Sports com a Max, que pertence a Warner. A partida entre Paris Saint-Germain e Inter de Milão no último sábado (31) levou mais de 39 mil espectadores às salas escuras no Brasil. Na sequência, a diretora sênior de marketing Denise Novais e a gerente de publicity Giulianna Gaspareto, também subiram ao palco para mostrar as novidades da distribuidora.
Logo de cara a Warner confirmou o lançamento de Uma Batalha Após a Outra, dirigido por Paul Thomas Anderson, e com Leonardo DiCaprio e Sean Penn no elenco, para 25 de setembro. Na sequência, outra produção com elenco estrelado foi confirmada para 5 de março de 2026. The Bride, ainda sem título em português, mas que deverá chegar ao Brasil como "A Noiva de Frankstein" ou algo semelhante, conta com Jessie Buckley, Jake Gyllenhaal, Christian Bale e Penelope Cruz, e é dirigido por Maggie Gyllenhaal em seu segundo trabalho como diretora.
O Gatola da Cartola é uma animação que está em fase de pós-produção e foi apresentada ao público como uma comédia mais voltada para o gênero farsa. A estreia é em 26 de fevereiro de 2026 e o protagonista será dublado por Bill Hader na versão em inglês. Nos próximos meses, no dia 17 de agosto, também entrará em cartaz o terror A Hora do Mal, que conta com Julia Garner e Josh Brolin no elenco, e Zach Cregger na direção. Cregger, aliás, produziu e dirigiu Noites Brutais e foi o responsável pela produção de Acompanhante Perfeita.
Cercado de expectativas, afinal, o game é a principal franquia de luta do Brasil, além do país ser o segundo na lista com mais fãs engajados, Mortal Kombat 2 chega às telonas no dia 23 de outubro. O longa conta com direção de Simon McQuoid, assim como o primeiro filme, e terá a adição de Karl Urban ao elenco. O primeiro filme, lançado em 2021 em meio a pandemia de Covid-19, momento de extrema dificuldade para os cinemas, arrecadou US$ 84,42 milhões em todo o mundo e vendeu mais de 237 mil ingressos no Brasil e, por isso, as expectativas são altas para o novo longa. Além disso, a final mundial do game está marcada para setembro e será próxima do lançamento do filme e, sendo assim, os fãs deverão ficar ainda mais engajados.
Os três últimos filmes apresentados pela Warner foram aqueles que talvez gerem maiores expectativas. Invocação do Mal 4 - O Último Ritual chegará aos cinemas no dia 3 de setembro, com uma bagagem de 11 anos de franquia e, de acordo com a distribuidora, de fato será o último capítulo. Vale ressaltar a força da franquia, que somando todas as produções do "Invocaçãoverse" vendeu 24 milhões de ingressos no Brasil.
Ainda neste mês de junho, no dia 26, em parceria com a Apple TV+ será lançado F1 - O Filme. O longa é dirigido por Joseph Kosinski, de Top Gun: Maverick, e conta com Brad Pitt e Javier Bardem no elenco. Antes de apresentar 10 minutos inéditos do filme, a Warner destacou que o filme contou com colaboração da própria Fórmula 1, com gravações e pilotos das corridas reais, aproveitando-se dos grandes prêmios realizados pela categoria, e traz o heptacampeão mundial Lewis Hamilton em seu staff como produtor.
O encerramento ficou por conta de Superman, que estreia em 10 de julho e exibiu 6 minutos do filme. O longa é o primeiro filme da DC totalmente comandado pelo diretor James Gunn e pelo produtor Peter Safran desde que foram nomeados copresidentes e co-CEOs da DC Studios em outubro de 2022. O elenco que terá o desafio de reproduzir o sucesso que Gunn fez na Marvel conta com David Corenswet como Clark Kent, Rachel Brosnahan como Lois Lane, e Nicholas Hoult como Lex Luthor.
Superman também conta com a participação do cão Krypto, "que vai levar milhões de crianças e famílias de volta aos cinemas", como disseram Denise e Giulianna, e terá um evento de divulgação no Rio de Janeiro com a participação dos atores nas principais ativações, além de entrevistas voltadas ao público brasileiro.
Disney comemora resultados recentes e projeta vender 40 milhões de ingressos com próximos lançamentos
A Disney foi a décima distribuidora (e terceira major) a subir ao palco no primeiro dia do Show de Inverno e foi responsável por encerrar as apresentações. Assim como a Warner, também celebrou os resultados recentes, com destaque para as arrecadações de Divertida Mente 2, Moana 2, e Deadpool & Wolverine, que faturaram R$ 445 milhões, R$ 179 milhões, e R$ 157 milhões respectivamente.
Antes de anunciar as novidades, que foram separadas por estúdios, Thiago Pelli, gerente sênior de distribuição da Disney, também destacou os resultados de Lilo & Stitch, a maior bilheteria do ano no Brasil com mais de 6 milhões de espectadores e uma renda de R$ 130 milhões. O executivo ainda afirmou que nos próximos 10 meses a distribuidora projeta vender 40 milhões de ingressos no Brasil.
O primeiro estúdio que teve as novidades reveladas foi o 20th Century, que tem como grande aposta Avatar: Fogo e Cinzas, que estreia em 18 de dezembro. O novo filme de James Cameron contará com o mesmo elenco das produções anteriores e a Disney disponibilizará múltiplas versões de formato de som e áudio para o longa. Avatar: O Caminho da Água, lançado em 2022, por exemplo, foi disponibilizado em 1.800 formatos.
Também foi anunciado para o mês de dezembro Ella McCay, ainda sem título em português, que conta com nomes como Emma Mackey, Spike Fearn, Rebecca Hall e Jamie Lee Curtis no elenco. Para 6 de novembro foi confirmada a estreia de Predador: Terras Selvagens e, encerrando os lançamentos do estúdio, foram apresentados materiais inéditos de Tron: Ares, que estreia em 9 de outubro e conta com uma trilha sonora feita pela banda Nine Inch Nails.
Na sequência os Estúdios Disney arrancaram risadas do público ao apresentarem uma cena especial de Sexta-Feira Mais Louca Ainda, que estreia em 7 de agosto, e antes de dar espaço para os lançamentos da Searchlight.
Delivery Me From Nowhere, ainda sem título em português, estreia em 30 de outubro mostrando um recorte da cinebiografia do cantor de rock, compositor e guitarrista Bruce Springsteen, vencedor de 20 Grammys, quatro American Music Awards e um Oscar. A outra novidade da Searchlight é Os Roses: Até que a Morte os Separe, que chega aos cinemas no dia 28 de agosto e é considerado uma boa aposta do estúdio. O longa é uma releitura do clássico de 1989, A Guerra dos Roses, baseado no livro de Warren Adler, que acompanha uma crise no casamento de Ivy e Theo, interpretados por Olivia Colman e Benedict Cumberbatch.
Jogando os holofotes para o cinema nacional, duas produções brasileiras ganharam destaque na apresentação através do estúdio Star Original. Maurício de Sousa - O Filme acompanha a jornada do mais importante quadrinista do Brasil desde a infância até alcançar o sucesso e tem estreia marcada para o dia 23 de outubro e, além disso, uma outra novidade foi anunciada. Pelli revelou que as filmagens de Nosso Lar 3 - Vida Eterna já começaram, e as expectativas para o filme são altas. Nosso Lar 2: Os Mensageiros, lançado no ano passado, por exemplo, vendeu 1,61 milhão de ingressos.
O Marvel Studios contribuiu com a apresentação com a confirmação de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos para o dia 24 de julho, enquanto o único lançamento do Walt Disney Animation Studio foi responsável pela projeção mais ambiciosa da distribuidora. Pelli apostou que a animação deve atingir 9 milhões de espectadores após o primeiro filme, lançado em 2016, ter faturado mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo.
Chegando ao final da apresentação foi a vez da Pixar exibir seis minutos de Elio, que estreia nas próximas semanas, no dia 19 de junho, e a projeção da distribuidora é que a animação tenha um desempenho semelhante ao de Elementos e venda cerca de 5 milhões de ingressos no Brasil.
Além dos filmes citados, outros três filmes, sem nenhum detalhamento, apareceram no telão durante a apresentação da Disney: Hoppers, da Pixar, Send Help, e O Diário no Pilar da Amazônia, adaptação do livro de Flávia Lins e Silva e Joana Penna publicado em 2011.
Compartilhe:
- 0 medalha