19 Junho 2025 | Redação
Grupo Consciência acompanha debates sobre tecnologia e novas experiências de audiência na CineEurope 2025
Debates do maior evento de exibição da Europa reuniu líderes globais do setor e reforçou tendências que impactam diretamente o mercado brasileiro
Compartilhe:

Realizada de 16 a 19 de junho em Barcelona, a CineEurope 2025 reuniu os principais nomes da indústria cinematográfica para apresentar tendências, tecnologias emergentes e discutir os rumos do setor de exibição. O Grupo Consciência participou do evento acompanhando diversas atividades do evento, que incluíram demonstrações de salas com tecnologias imersivas como ScreenX e 4DX, além de debates sobre o futuro da experiência nas salas de cinema.
Um dos destaques da programação foi a sessão organizada pela EDCF (European Digital Cinema Forum), organização dedicada a promover o desenvolvimento e a padronização da tecnologia no setor de cinema digital, da qual o Grupo Consciência foi convidado a participar como ouvinte. O encontro reuniu exibidores, representantes da ICTA (International Cinema Technology Association), do UNIC Technology Group, do HDF Kino e.V., principal associação de cinemas da Alemanha e de grandes estúdios para discutir questões técnicas urgentes, como a proteção de dados no setor exibidor.
A discussão passou por assuntos como regras de segurança, responsabilidade no uso das informações e os KDMs, além de ter abordado a criação de políticas unificadas que garantam mais organização, transparência e confiança. O principal recado foi de que o setor precisa trabalhar em conjunto, exibidores, distribuidores, estúdios e fornecedores, para enfrentar esses desafios com mais força.
A formação de profissionais e a qualificação da mão de obra também foram temas amplamente debatidos em diversas rodas de conversa e sessões técnicas. As poucas iniciativas estruturadas para atrair e preparar novos talentos foram apontadas como um gargalo na indústria de exibição, e entre os especialistas ficou evidente que há uma demanda crescente por programas de educação continuada, não apenas voltados à operação técnica, mas também às áreas de marketing, atendimento, vendas e gestão.
Diversos líderes internacionais também defenderam que o futuro do setor passa pela criação de espaços de aprendizado acessíveis, conectados à prática e pensados sob medida para os desafios da exibição. As principais empresas do setor estiveram presentes nas discussões, de estúdios como Paramount, Warner e Disney a gigantes da tecnologia como Barco, Dolby, Samsung, Christie, Vista e Imax, reforçando o peso e a relevância das pautas debatidas para o futuro da exibição cinematográfica.
Compartilhe:
- 0 medalha