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18 Agosto 2025 | Gabryella Garcia

H2O apresenta "Uma Mulher Sem Filtro" para exibidores e destaca alguns de seus próximos lançamentos

Distribuidora apresentou quatro outros filmes ao públicos e projetou mais de meio milhão de ingressos para sua próxima comédia

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(Foto: Divulgação)

*matéria publicada originalmente 25 de julho

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A H2O Films reuniu exibidores em São Paulo na última quarta-feira (23) para apresentar Uma Mulher Sem Filtro, uma de suas apostas que chega aos cinemas no dia 21 de agosto. Além da exibição do filme e apresentação da campanha de marketing, a distribuidora também compartilhou com o público alguns detalhes de outros quatro lançamentos que chegam aos cinemas até o início do próximo ano.

Antes das apresentações, entretanto, Sandro Rodrigues, CEO da H2O, agradeceu os exibidores pela parceria em um dos maiores sucessos da história da distribuidora: O Auto da Compadecida 2. O longa que chegou aos cinemas no dia 25 de dezembro de 2024 vendeu 4,28 milhões de ingressos e, desse total, 2,92 milhões foram vendidos em 2025, superando até o vencedor do Oscar, Ainda Estou Aqui (Sony), que levou 2,72 milhões de espectadores aos cinemas no mesmo período.

"Quero de verdade agradecer muito toda a presença, todo o envolvimento de vocês [exibidores] para 'O Auto da Compadecida 2'. O filme poderia ter dado 800 mil, um milhão de ingressos, mas chegou em mais de 4 milhões. É um grande resultado porque vocês acreditaram no momento e acreditaram naquela data. Ficamos realmente muito felizes, mas a felicidade só acontece quando conseguimos chegar em um lugar que envolve toda uma cadeia", disse.

Rodrigues ainda destacou que o modelo de marketing utilizado no filme é uma espécie de ecossistema dentro da H2O e, diante do sucesso, será replicado em diversos outros projetos da distribuidora, incluindo campanhas de outros filmes que foram apresentados no evento.

"É um modelo que vamos trabalhar e aperfeiçoar a cada lançamento, sempre com muita antecedência, sempre com muito envolvimento de vocês. A gente realmente fica muito feliz de subir o sarrafo e passar dos 4 milhões. Feliz de ter dois projetos nacionais hoje, além de 'O Auto', temos 'Ainda Estou Aqui' no top 10 do Brasil hoje, e vamos sempre buscar coisas grandes. No ano passado entregamos seis filmes, com cinco deles no top 15, e a H2O vai trabalhar muito para sempre ter grandes projetos e queremos envolver cada vez mais o exibidor desde o início do projeto. Vocês é que conhecem o consumidor de vocês e estamos cada vez mais trabalhando o marketing junto com o trade", completou.

Uma Mulher Sem Filtro

Após destacar quatro de suas próximas novidades, a H2O também compartilhou a campanha de marketing de Uma Mulher Sem Filtro com os exibidores. A produção, que é uma parceria da H2O com a Conspiração, é o remake do filme chileno original Sin Filtro, grande sucesso em países como México, Espanha, Argentina, Peru e Itália. No início da apresentação, Juliana Ribas, diretora de marketing da H2O, destacou que uma pesquisa de mercado feita pela Sinergia, uma das mais conhecidas no setor de pesquisas, apontou para uma aprovação acima da média entre mulheres acima de 24 anos. Enquanto as avaliações de "excelente" e "muito bom" para os filmes do mercado entre esse público é de uma média de 70%, para Uma Mulher Sem Filtro a avaliação foi de 87%. Apenas para a avaliação "excelente" a média do mercado é de 40%, enquanto para o novo longa foi de 46%.

"A pesquisa apontou que, em relação a avaliação do filme, o número de pessoas que recomendaria aos amigos também é acima da média, e isso é muito importante para o boca a boca", destacou Ribas.

Em relação a campanha de marketing e divulgação, haverá uma junket no dia 12 de agosto com a participação do elenco e de Tati Bernardi, que escreveu o filme, e uma sessão de pré-estreia no dia 18 de agosto, no Rio de Janeiro, na data de aniversário da protagonista Fabiula Nascimento.

Além disso, a H2O também trabalha com conteúdo exclusivo do Marketing Day para o Flix Channel com exibição estratégica em cinemas selecionados pelo Brasil durante todo o mês de julho, conteúdos exclusivos na campanha de trade para exibidores, parcerias com TV, sites e rádios com mais de 4 milhões de impactos em nove praças principais, e mídia programática. Essas mídias incluem anúncios em sites femininos como Marie Claire e Capricho, banners em portais de humor, vídeo ads no Google e Meta antes de vídeos de comédia e empoderamento feminino, e remarketing, onde a pessoa que engajou no decorrer da campanha receberá anúncios da venda de ingressos.

Uma última novidade da campanha, e bastante inovadora, foi a revelação de um WhatsApp operado por inteligência artificial da Deusa Xana, uma das personagens marcantes do filme. O número irá personificar Deusa Xana, oferecendo conselhos sarcásticos e divertidos em respostas automáticas com humor ácido, envio de memes e indicações de cinemas para ver o filme

"Vamos fazer uma sessão para influenciadores, que vai ser a primeira de um programa que a H2O está começando. O objetivo é termos influenciadores para serem nossos garotos propagandas, então vamos fazer algumas atividades e mantê-los sempre por perto. Vamos convidar para almoço, algumas sessões especiais antes de todo mundo e tentar envolver o elenco sempre que possível. Com isso a gente começa esse programa que é o programa de influenciadores da H2O", encerrou Ribas ao revelar um novo programa da distribuidora.

Ainda antes da exibição do filme, Pedro Rollemberg, diretor de programação da distribuidora, ressaltou as expectativas com Uma Mulher Sem Filtro. "É um filme de âmbito nacional, não é local. Serão pelo menos 500 cinemas e, pela nossa projeção, estamos esperando pelo menos entre 600 mil e 800 mil espectadores para esse filme. É um filme que tem potencial, a gente acredita no produto e isso naturalmente vai gerar o boca a boca", finalizou.

Outros lançamentos

Antes da exibição de Uma Mulher Sem Filtro e de sua campanha, a H2O apresentou outros quatro lançamentos. Os três primeiros ficaram nas mãos de Pedro Rollemberg, diretor de programação da distribuidora. O pontapé inicial foi dado com Maloucos Contra o Ladrão de Sonhos, protagonizado pelos youtubers Wiizinho, Franzinha e Bianka. Os dois primeiros, aliás, são um casal na vida real e juntos somam quase 17 milhões de inscritos no YouTube, mais de 9 bilhões de views e mais de um milhão de seguidores somados.

"O Wiizinho, que é um dos protagonistas do filme, fez um vídeo falando sobre os bastidores das gravações e esse vídeo gerou milhões de visualizações no YouTube e com isso as pessoas já estão se engajando e querendo saber quando o filme vai ser lançado, então naturalmente já tem um grande público. É um elenco que segue uma conversa direta com o público infantojuvenil na mesmo linha de outros youtubers, como Luccas Neto que nós já trabalhamos, e o Luccas é um padrinho de 'Maloucos'. É um filme que vem com um pedigree forte então é uma das nossas apostas para esse ano", destacou Rollemberg

O filme estreia no dia 6 de novembro, e como prova de sua força com o público infanto-juvenil, uma postagem sobre a produção no Instagram do FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil) contou com mais de 180 mil visualizações.

Em seguida, o público teve contato com a continuação de um projeto bastante premiado na última década. Colegas e o Herdeiro não teve sua data de estreia confirmada, mas chega em breve aos cinemas para dar sequência ao filme Colegas, lançado em 2013. O primeiro longa foi o grande vencedor do 40º Festival de Cinema de Gramado, em 2012, conquistando o Kikito de Melhor Filme, além de ter recebido o Prêmio Especial do Júri. O filme foi lançado em cerca de 150 cinemas em 2013 e vendeu mais de 163 mil ingressos.

"É um filme que emocionou o público e marcou uma história única de amizade, inclusão e aventura. Vale lembrar que isso foi feito em 2013, quando a narrativa de inclusão não era tão explorada quanto hoje, então naturalmente tem todo esse pedigree bacana daquela época para agora. É um projeto que apostamos não só pelo resultado, mas também pelo que ele representa. Temos diversidade, amizade, superação e é um filme que já criou uma base de fãs", disse o diretor de programação.

O último filme apresentado por Rollemberg exemplifica o ecossistema destacado pela H2O em uma campanha de longa duração. Cássia Eller - O Filme, chegará aos cinemas apenas em 2026, mas antes disso o público já entrará no clima e expectativa para o lançamento. Como parte da estratégia da distribuidora, no dia 3 de dezembro deste ano, o documentário de Cássia Eller (distribuído pela H2O em 2015) voltará aos cinemas. O relançamento será próximo do dia 10 de dezembro, quando a cantora faria aniversário, e em sua primeira exibição nos cinemas, dez anos atrás, foram vendidos mais de 70 mil ingressos.

"O filme da Cássia vai entrar na modelagem do ecossistema da H2O. Estamos preparando um lançamento nos mesmos moldes do que foi 'O Auto da Compadecida 2' e teremos várias ondas até o lançamento do filme, começando pelo documentário em uma data simbólica, e naturalmente isso traz a memória e todo o sucesso. Seguiremos com ondas de comunicação e ações para preparar o terreno e deixar o público aquecido e ansioso até chegar ao lançamento do filme", encerrou.

Juliana Ribas, diretora de marketing da H2O, entrou na sequência para dar sequência às novidades. Eu e Meu Avô Nihonjin é uma animação que chega aos cinemas no dia 2 de outubro e é outra grande aposta da distribuidora. O filme tem a chancela de ser da mesma produtora responsável por Peixonauta, uma das séries brasileiras mais conhecidas no universo infantil de animação, O Show da Lua, e Tarsilinha, filme lançado pela H2O nos cinemas.

O filme já chegará ao mercado com grande reconhecimento internacional após ter participado do Festival de Cannes e ser selecionado no Festival de Annecy, e tem todo o seu visual inspirado nas obras do artista plástico Oscar Oiwa, que tem exposições no mundo inteiro, além de uma trilha sonora por André Abujamra e Márcio Nigro. Vale destacar que o Brasil tem dois milhões de descendentes de japoneses, sendo a maior comunidade nipônica fora do Japão e, para atingir um público além desse, a distribuidora também realizará uma sessão especial do filme com influencers e seus avôs.

"É um filme muito especial porque ele tem uma temática universal, que é o relacionamento entre avô e neto, então todo mundo vai gostar. O filme vai contar, inclusive, a história da imigração japonesa no Brasil, então além de tudo tem um fundo cultural muito interessante. O público que a gente vai trabalhar são as famílias e crianças, descendentes e consumidores da cultura japonesa como target primário, mas também famílias em geral. Também temos cinéfilos, fãs de cinema e fãs de animações, e vamos fazer uma campanha muito grande em Instagram, Facebook e YouTube com diversos formatos e vídeos curtos, principalmente no YouTube que é a plataforma mais importante desse target infantil", explicou Ribas.

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