21 Agosto 2025 | Yuri Cavichioli
Mostra ChinaBrasil exibe 12 filmes com entrada gratuita no Rio de Janeiro
Evento chega à quarta edição com superproduções chinesas inéditas e clássicos brasileiros em Botafogo
Compartilhe:

As relações entre China e Brasil parecem cada vez mais estreitas. Os cinemas de ambos os países se encontram no Rio de Janeiro, a partir do dia 26 de agosto. A IV Mostra de Cinema ChinaBrasil vai exibir gratuitamente 12 longas-metragens, sendo seis de cada país, no Cinesystem Belas Artes Botafogo, reforçando seu papel como espaço de intercâmbio cultural e de valorização do audiovisual. A curadoria fica por conta do produtor e documentarista Hélio Pitanga e a idealização é de Arthur Chen, empresário chinês que atua para a difusão do cinema.
A programação reúne desde estreias inéditas no Brasil até produções nacionais já conhecidas do público, mas revisitadas no telão do cinema. Entre os destaques estão Detetive Chinatown: O Mistério de 1900 (Sato Company), terceiro filme da franquia de superproduções chinesa de grande sucesso, e o documentário musical Elis e Tom: Só Tinha de Ser Com Você (O2 Play), que levou mais de 40 mil pessoas aos cinemas em 2022.
Do lado chinês, cinco das seis obras nunca foram exibidas no Brasil. O público poderá conferir títulos como Compositor, sobre o lendário músico Xian Xinghai; Mumu, drama premiado no Phoenix de Cinema de Zhejiang; e A História Dela, romance contemporâneo dirigido por Shao Yihui. Também entram em cartaz o longa Impacto, centrado em um improvável time de rúgbi, e Tudo, Ou Nada Mesmo, ambientado em um grande shopping de torres gêmeas.
“A China e o Brasil têm uma parceria de sucesso na área de comércio exterior de produtos, mas ainda não tão expressiva no setor audiovisual. Quero ajudar a mudar esse cenário e acredito que a Mostra ChinaBrasil, agora em sua quarta edição, pode fortalecer o intercâmbio cultural e incentivar o diálogo entre os dois países nesta área. Há muito potencial para que tenhamos mais coproduções, licenciamentos e até mesmo outras mostras voltadas às nossas indústrias cinematográficas”, salienta Chen.
Entre as produções brasileiras, estão longas que marcaram o circuito de festivais e salas comerciais, como Somos Tão Jovens (Imagem Filmes e Disney), cinebiografia de Renato Russo; Porto Príncipe (O2 Play), drama de Maria Emília de Azevedo; e Chico, Artista Brasileiro (Sony), documentário de Miguel Faria Jr. Também entram em cartaz o infantil Pluft, O Fantasminha (Downtown Filmes), de Rosane Svartman; o documentário Direito de Sonhar (Kinofilmes), sobre a realidade do Complexo do Alemão.
A mostra também vai homenagear todas as obras selecionadas: cada filme terá um representante laureado com o prêmio Arara Azul, símbolo da iniciativa. A programação completa pode ser consultada no site festivalcinemachinabrasil.com.
A IV Mostra de Cinema ChinaBrasil acontece de 26 a 28 de agosto, com sessões gratuitas no Cinesystem Belas Artes Botafogo.
PROGRAMAÇÃO DIA A DIA
26/08 Terça-feira
14h30 - Mumu
16h35 - Direito de Sonhar
18h10 - Detetive Chinatown: O Mistério de 1900
20h45 - Chico, Artista Brasileiro
27/08 - Quarta-feira
14h15 - Pluft, O Fantasminha
16h - Tudo, Ou Nada Mesmo
18h20 - Somos Tão Jovens
20h20 - A História Dela
28/08 - Quinta-feira
14h15 - Impacto
16h40 - Porto Príncipe
18h30 - Compositor
20h30 - Elis & Tom: Só tinha de Ser Com Você
Compartilhe:
- 0 medalha