Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura

12 Setembro 2025 | Yuri Codogno

Vitrine Filmes leva mais de 100 exibidores para Recife: "Impressionante ter todos aqui para conhecer 'O Agente Secreto'"

Campanha foi apresentada no último dia 10 no tradicional Cinema São Luiz

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

A Vitrine Filmes realizou uma enorme campanha de lançamento para O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho e que vem fazendo história desde sua primeira exibição, em Cannes, quando trouxe três prêmios ao Brasil. A distribuidora levou mais de 100 exibidores para Recife-PE, cidade-natal do cineasta e local principal em que a trama do longa acontece, dedicando um dia inteiro às atividades relacionadas ao filme, além de disponibilizar outras ações aos presentes nos demais dias de viagem. O longa entra em cartaz no dia 6 de novembro.

Publicidade fechar X

O Portal Exibidor esteve presente em Recife entre os dias 9 e 11 de setembro. Enquanto o dia 9 contou com um jantar especial oferecido pelo Governo de Pernambuco, o dia seguinte teve a cabine para exibidores com campanha de lançamento e sessão do filme, almoço, tour cinematográfica guiada pelo própria Kleber Mendonça Filho e, de noite, a primeira exibição pública de O Agente Secreto com a presença do elenco e uma festa dedicada ao longa. 

Aliás, um segundo material será publicado em breve pelo Portal Exibidor, com entrevistas exclusivas realizadas com o protagonista Wagner Moura, a atriz Maria Fernanda Cândido e com o diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho.

CAMPANHA DE LANÇAMENTO

“Bem-vindos a essa sessão muito especial que foi pensada pela Vitrine Filmes. A Vitrine fez algo histórico: trazer 100 exibidores para Recife. São 100 exibidores do Brasil inteiro numa visão incrivelmente democrática, porque temos os maiores exibidores das redes comerciais, que fazem milhões de espectadores nesse país, e também os exibidores que trabalham com redes públicas e salas de formação de público, de Manaus a Porto Alegre. É muito impressionante ter todos aqui para ver ‘O Agente Secreto’ e conhecer ‘O Agente Secreto’ no Cinema São Luiz, que faz parte do filme. Estou muito impressionado de ver essa plateia”, disse Kleber Mendonça antes de começar a cabine.

Silvia Cruz, diretora da Vitrine Filmes, foi quem abriu a apresentação da campanha: “Esse é o momento que a gente fala sobre cinema, dentro de um cinema e para pessoas que trabalham na sala de cinema. Isso é muito importante, então queria agradecer realmente a presença de vocês hoje”. 

O longa, que em Cannes foi eleito como Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho), Melhor Ator (Wagner Moura) e melhor filme do festival pelo júri de críticos, obteve 32 milhões de impactos orgânicos por sua campanha vitoriosa no festival. E esse foi apenas o ponto de partida para O Agente Secreto, que desde então ganhou também uma forte divulgação internacional, inclusive com a Neon adquirindo os direitos de distribuição para fora do Brasil.

“É uma campanha brasileira, mas também é internacional. É uma das primeiras vezes que estamos trabalhando em conjunto com materiais de fora, para ter o que fazer para dentro do Brasil e para o que fazer para lá. São muitas pessoas trabalhando para essa campanha chegar para vocês da melhor maneira. É um filme que está batendo todos os recordes de festivais internacionais e, aqui no Brasil, estamos fazendo algo inédito de estarmos em todos os festivais que nos convidaram, começando pelo Festival de Brasília na sexta-feira [12]”, explica Silvia.

A apresentação também contou com Elzie Barbosa, gerente de marketing da Vitrine Filmes, e Elaine Vegnaduzzi, gerente de programação da distribuidora. 

Entre as ações, haverá um grande tour pelo Brasil, com sessões estratégicas abertas ao público que visam auxiliar no boca a boca, passando por Recife, Brasília, Manaus, São Luís, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Além disso, há uma cobertura massiva tanto em território nacional quanto no internacional. Inclusive, o trailer internacional liberado recentemente pela Neon alcançou impressionantes 1,5 milhão de views orgânicos em 24 horas. 

“Será uma campanha 360º, gigantesca, especialmente nas redes sociais. São mais de 200 posts que estamos pensando, é coisa para caramba, e vai ter muito conteúdo exclusivo para os exibidores que em breve enviarei. E sobre o nosso querido e amado orelhão, estamos em parceria com a Vivo para ter várias cúpulas de orelhão em cinemas-chave que serão bem estratégicos para a nossa campanha. E os cinemas vão vestir a camiseta do filme”, detalhou Elzie.

Não menos importante, a Perna Cabeluda, uma lenda urbana muito popular em Recife na década de 1970 (anos em que se passa a trama), terá presença em diversos pontos turísticos do Brasil: “Vai chutar o Brasil inteiro”, brinca a gerente de marketing. 

Em ações voltadas mais diretamente aos exibidores, a Vitrine planeja realizar sessões de pré-estreia duas semanas antes do lançamento, com pré-venda para dia 16 de outubro. Além disso, em breve os exibidores também receberão mais um teaser, continuando no plano de priorizar os cinemas para a exibição dos novos materiais.

“Esse filme é a maior campanha da história da Vitrine, então estamos falando de, no mínimo, 500 salas para a estreia. E claro que nós vamos conversar com todos, mas esse é o mínimo. Contamos com vocês”, disse Elaine. 

Antes da sessão, Kleber Mendonça voltou a falar e lembrou da importância de trabalhar com cinema em um estado que apoia a cultura. Emilie Lesclaux, produtora do filme e esposa do cineasta, também ressaltou como governo e prefeitura locais foram solícitos para auxiliar na construção de um filme de época, que se passa no final da década de 1970, e que encontraram nas instituições públicas um norte para as locações.

Raquel Lyra, governadora de Pernambuco pelo PSD, esteve presente na apresentação da campanha e na exibição do filme e ressaltou: “Cultura é decisão política. Muita gente fala sobre cultura, discursa sobre isso, mas política pública carece de dinheiro. Eu disse a Kléber, como digo a todos aqueles que são de Pernambuco e que vem a Pernambuco acreditando na força do nosso estado, que nosso governo está aqui para apoiá-los de todas as formas”.

Por fim, Kleber Mendonça Filho fez um apelo aos exibidores: “‘O Agente Secreto’ foi montado durante quase oito meses. Começamos em agosto do ano passado e fomos até março deste ano - e dois meses de trabalho foram dedicados à mixagem de som do filme. Acredito que quando exibimos um filme, o volume, sua a intensidade da apresentação tem um impacto real da forma como as pessoas reagem. Então, eu pediria que, quando vocês o tiverem em novembro, passem o filme forte. Forte não é estourando o tímpano de ninguém, mas é forte. Acho que muitos de vocês já fazem isso, mas é só uma recomendação muito querida do realizador, porque acho que tem um impacto na forma como o filme é visto”. 

Compartilhe:

  • 0 medalha