Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tecnologia

27 Outubro 2025 | Yuri Cavichioli

Começou a odisseia: Cinemark anuncia expansão de salas IMAX antes do lançamento de Nolan

Rede investe em tecnologia premium e reforça parceria estratégica com a IMAX nos Estados Unidos e América do Sul

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Cinemark ampliará sua presença no segmento de exibição premium com a instalação de novas salas IMAX, incluindo o raro formato de projeção em película 70 mm, antes da estreia de A Odisseia (Universal), novo longa de Christopher Nolan previsto para julho de 2026. O movimento integra um acordo de expansão entre a rede e a IMAX Corporation, reforçando a estratégia de ambas as empresas para atender à crescente demanda por experiências cinematográficas imersivas. As informações são da Variety.



Pelo novo contrato, a Cinemark construirá três novos sistemas de projeção em filme 70 mm e quatro novas salas com tecnologia IMAX with Laser nos Estados Unidos. Além disso, as outras 12 salas IMAX do circuito serão atualizadas para o sistema IMAX with Laser, essa  tecnologia é proprietária de projeção 4K a laser desenvolvida para oferecer imagens mais nítidas e som aprimorado.

“A Cinemark está expandindo seu compromisso com o melhor que a IMAX tem a oferecer, seja em IMAX with Laser quanto para um filme 70 mm, reforçando assim o valor que estamos entregando aos nossos parceiros de exibição no mercado atual. Com uma forte programação em 2026, que inclui vários títulos filmados em IMAX e no formato 70 mm, estamos entusiasmados em continuar a oferecer experiências cinematográficas imersivas aos clientes da Cinemark”, afirma Rich Gelfond, CEO da IMAX.

Atualmente, apenas cerca de 30 cinemas no mundo contam com capacidade para exibir filmes em película IMAX 70 mm — formato de filmes gravados de forma analógica — e é uma costumeira escolha de cineastas como Nolan e Denis Villeneuve, conhecidos por valorizar a experiência em tela grande. A Cinemark já possui uma unidade desse tipo em Dallas e agora incluirá novos pontos em Chicago, Colorado Springs e Rochester, todos operacionais antes da estreia de A Odisseia, primeiro longa-metragem filmado inteiramente em IMAX.

O investimento ocorre em um momento em que o público tem buscado formatos de exibição diferenciados para justificar a ida ao cinema. As tecnologias premium, como a IMAX with Laser e o 70 mm, têm se destacado como diferenciais competitivos, atraindo tanto entusiastas do audiovisual quanto espectadores em busca de maior imersão.

“Essas atualizações refletem nosso compromisso em oferecer experiências de alta qualidade e diferenciadas, que aumentem a percepção de valor, a fidelidade e a frequência de visita às nossas salas. O que torna a parceria com a IMAX e investir em novos sistemas de filme 70 mm uma forma interessante de ampliar e aprimorar as opções imersivas que disponibilizamos aos nossos clientes”, afirma Sean Gamble, presidente e CEO da Cinemark.

Com a expansão, a Cinemark reforça sua posição no mercado de exibição ao alinhar tecnologia de ponta e estratégia de marca. O movimento também sinaliza um avanço na retomada do investimento em formatos cinematográficos de alta performance, impulsionado por produções de grande escala e diretores que seguem valorizando a experiência coletiva da sala de cinema.

Compartilhe:

  • 0 medalha