Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

04 Novembro 2025 | Redação

Lionsgate anuncia Michael Viane, ex-Comscore, como vice-presidente de distribuição mundial

Executivo também passou mais de 20 anos na Warner, onde chegou ao cargo de vice-presidente sênior

Compartilhe:

(Foto: Reprodução)

A Lionsgate Motion Picture Group anunciou Michael Viane, executivo com passagens por Warner, pela rede de cinemas Regal e pela Comscore, como o novo vice-presidente executivo de distribuição e operações cinematográficas mundiais. O anúncio foi feito por Kevin Grayson, presidente de distribuição cinematográfica mundial, a quem Viane responderá. As informações são do Box Office Pro.



Agora, Viane trabalhará com grandes apostas da distribuidora como A Empregada (Paris Filmes), Michael, o filme biográfico da superestrela Michael Jackson, Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita, A Ressurreição de Cristo (Paris Filmes), entre outros.

"Estou muito feliz de trazer Mike [Michael Viane] a bordo, já que ele tem sido um parceiro excepcional quando trabalhamos juntos anteriormente. A comprovada experiência de Mike, aprimorada ao longo de uma carreira de 30 anos, o tornou um dos executivos de distribuição mais respeitados do setor. Isso, juntamente com sua forte liderança, será um enorme trunfo para a Lionsgate. Esta equipe está fazendo um trabalho incrível, mudando a forma como colaboramos com nossos parceiros para levar ao público entretenimento de alta qualidade nas melhores experiências cinematográficas, e a experiência de Mike será inestimável enquanto continuamos a inovar", destacou Grayson.

Como destacado pelo presidente de distribuição, Viane possui mais de 30 anos de experiência e profundo conhecimento em distribuição cinematográfica, estratégia de receita e relacionamento com exibidores. Ele iniciou sua carreira na Warner Bros., onde trabalhou por mais de duas décadas, chegando ao cargo de vice-presidente sênior e supervisionando vendas e parcerias estratégicas. Posteriormente, atuou como chefe de compras de filmes no Regal Entertainment Group, gerenciando o relacionamento com estúdios e a estratégia de programação.

Viane ainda tornou-se vice-presidente executivo e co-presidente de distribuição cinematográfica na STX Entertainment, onde, juntamente com Grayson, liderou a distribuição nos cinemas, moldando as estratégias de lançamento nacional do estúdio e guiando a empresa por um período de crescimento significativo sob a liderança de Adam Fogelson, atual presidente da Lionsgate. Por fim, recentemente Viane também atuou como chefe de receita global da divisão de cinema da Comscore, onde liderou uma equipe de vendas global.

"A Lionsgate sempre se destacou como uma força ousada e inovadora na indústria, e estou honrado em me juntar à equipe. Estou animado para reencontrar Adam e Kevin, a quem respeito profundamente, e para fazer parte de uma seleção de filmes promissores, prontos para o sucesso neste fim de ano, ao longo de 2026 e nos anos seguintes", afirmou o novo vice-presidente de distribuição.

Após o anúncio, Adam Fogelson relembrou o passado de trabalho conjunto com Viane e apostou na "programação mais dinâmica dos últimos anos" para a Lionsgate.

"Estamos genuinamente entusiasmados em reencontrar Mike, cujo conhecimento de todos os aspectos da distribuição cinematográfica é incomparável.Nos últimos anos, Kevin e sua equipe forjaram novas parcerias estratégicas, desenvolveram abordagens inovadoras para a distribuição e introduziram estratégias cinematográficas pioneiras e inéditas. Sei que eles continuarão a entregar resultados excelentes para a Lionsgate em nossa programação mais dinâmica dos últimos anos", projetou o presidente da distribuidora.

Vale lembrar que a Lionsgate não atua diretamente no Brasil, dando preferência para distribuir seus títulos originais no território nacional através da Paris Filmes. Desta forma, o time liderado por Michael Viane é quem negocia com as distribuidoras nacionais.

Compartilhe:

  • 0 medalha