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19 Novembro 2025 | Yuri Cavichioli

Moviecom+ ultrapassa 1 milhão de clientes fidelizados e amplia força da Rede Moviecom

Crescimento fortalece o clube como ferramenta de leitura de consumo e aproxima ainda mais a rede do público

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(Foto: Divulgação)

A Moviecom Cinemas, uma das maiores exibidoras do país com raízes que remontam a 1926, anunciou que seu clube de vantagens e benefícios, o Moviecom+, alcançou a marca de 1 milhão de clientes. Este feito não apenas celebra o sucesso de um programa de fidelidade que já tem 18 anos de existência, mas também reitera a consolidação da iniciativa como um ativo estratégico fundamental para a coleta de dados, o relacionamento com o público e a inteligência de mercado no setor de exibição.



Para analisar a relevância desse crescimento, o Portal Exibidor entrevistou Gustavo Ballarin, — o “Balla”, como é conhecido —,  diretor de operações e marketing da Moviecom.

“A Moviecom Cinemas é uma empresa exibidora que, desde o início, sempre teve como foco o público: oferecer uma experiência de cinema diferenciada, acolhedora e marcante”, explica Balla.

Fundada em 1926, a Moviecom, que tem sua origem na antiga Araújo & Passos, sempre priorizou a experiência do cliente e a evolução do setor. De fato, a crença de que a sétima arte merecia um tratamento diferenciado orientou a rede a evoluir de uma distribuidora para uma das maiores exibidoras do país, investindo continuamente em tecnologia, como a implantação das salas 3D a partir de 2010.

Atento às demandas do mercado na época, a Moviecom buscou trazer uma comunicação mais íntima com o cliente. Assim, em 2007, nasceu o eZip — hoje Moviecom+ —, um programa que inicialmente oferecia ingressos mais baratos e troca de pontos, mas que se sofisticou para incluir mecânicas de gamificação em três categorias gratuitas: Boas-Vindas, Blue e Black, baseadas no engajamento e frequência do frequentador.

Nesse sentido, o M+, Balla como se refere ao programa Moviecom+, integra-se à estratégia mais ampla da rede. Portanto, tornou-se uma das principais ferramentas de marketing e relacionamento, permitindo à empresa ouvir o público, oferecer produtos personalizados e, crucialmente, “medir o pulso" dos clientes para ajustar o seu posicionamento de marca.

“Depois de todo o aprendizado desde a sua criação, o M+ se torna um instrumento estratégico para abrir conversas [e também para ouvir], oferecer produtos e serviços personalizados e ‘medir o pulso’ dos nossos clientes”, complementa Balla.

Um aspecto crucial para o sucesso do programa, segundo Balla, foi o seu papel durante os desafios impostos pela pandemia e o período de retomada. Neste ínterim, a rede não abriu mão do compromisso com o Clube, mantendo o relacionamento ativo mesmo com as salas fechadas, um fator que foi essencial para manter a confiança e acelerar a volta do público.

Conforme conta o diretor da Moviecom, toda semana a equipe do M+ realiza ações direcionadas, aprofundando a leitura dos dados e segmentando o público em suas respectivas categorias. Isto é, essa constância na comunicação e na oferta de valor ajuda a aproximar a marca do público e a acelerar o retorno dos clientes.

“Os membros do Moviecom+ são muito ativos no nosso dia a dia, e isso é fantástico! Esse envolvimento nasce de um forte senso de pertencimento, algo que valorizamos e buscamos aprimorar continuamente. É desse sentimento que vêm os melhores insights, as críticas construtivas e as oportunidades que talvez passassem despercebidas”, celebra Balla.

Portanto, a Moviecom atua no aprimoramento de suas ferramentas de interpretação e reação aos dados gerados pelo M+. Consequentemente, a inteligência extraída dessas interações embasa decisões estratégicas em diversas frentes: da comunicação e estratégias comerciais à programação das salas e aos ajustes operacionais, garantindo precisão nas ações da rede.

Recentemente, a rede lançou a categoria Moviecom+ Premium. Assim, o novo formato representa a primeira camada por assinatura do programa, configurando-se como uma proposta inédita de relacionamento e uma nova fonte de receita recorrente para a exibidora.

“Em termos de posicionamento, nosso pensamento é simples: em um mundo cada vez mais multitela, nossa missão é levar mais da magia do cinema para a vida de cada pessoa”, destaca o especialista, validando a estratégia de valor do Premium.

Para o mercado B2B (voltado para as empresas do setor), o crescimento do Moviecom+ gera um impacto significativo. Essa proximidade com o cliente permite à rede criar uma via de mão dupla com parceiros como distribuidoras e marcas: a Moviecom entrega conteúdo e serviços de forma mais precisa e, em troca, oferece informações riquíssimas sobre comportamento e consumo.

O M+ recebe grande atenção dentro da Moviecom, não apenas em melhorias tecnológicas, mas também no aprimoramento da leitura e da interpretação de dados pela equipe que o administra”, destaca Balla ao falar que, em termos de tecnologia, o programa não para de evoluir.

Dessa forma, o investimento não se restringe apenas a melhorias tecnológicas, mas também ao aprimoramento da equipe que administra o programa na leitura e interpretação de dados, transformando informação bruta em agilidade e resultados mais consistentes para o negócio.

“Informação é ouro, e quando bem trabalhada, se transforma em agilidade, precisão e resultados mais consistentes. É isso que fortalece e potencializa o relacionamento da Moviecom com distribuidoras, marcas e parceiros de tecnologia”, reitera o especialista em comunicação sobre o impacto B2B.

Moviecom

O cinema está no DNA da empresa, que nasceu em 1926 como uma distribuidora e se tornou exclusivamente exibidora em 1978. Portanto, essa longa jornada, que inclui a reorganização societária em 1996 sob o nome Cinematográfica Passos, fornece um contexto de solidez no mercado.

Em 2003, com o novo nome Moviecom, a empresa inaugurou um dos primeiros multiplex no interior de São Paulo, em Jundiaí. Hoje, a rede se orgulha de ser 100% brasileira e de manter a tecnologia 3D em 100% das cidades que atende.

Manter o engajamento da base de 1 milhão de clientes é um desafio constante, que se renova com a implementação da nova categoria Premium. Contudo, a Moviecom foca em seguir investindo em tecnologia, personalização e no aprimoramento contínuo da experiência.

A nova categoria Premium deve trazer novos aprendizados e formas de conexão. Entretanto, o foco primordial permanece inalterado: proporcionar a melhor experiência possível para o público que escolhe a Moviecom para vivenciar a magia do cinema.

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