Com mais de 70 anos de história, Cine Globo leva cultura do cinema para cidades do interior do Rio Grande do Sul
Último cinema da rede foi inaugurado em 2025 na cidade de Ijuí com duas salas de 114 lugares cada
Compartilhe:
(Foto: Divulgação)
O Cine Globo, sem dúvidas, faz parte da cultura do Rio Grande do Sul há mais de sete décadas. Desde de 1955, com a inauguração do Cine Globo Três Passos, a rede de cinemas tornou-se um verdadeiro ícone cultural do estado. Em 2025, quando completou 70 anos, o Cine Globo deu mais um importante passo na difusão da cultura cinematográfica do interior do Rio Grande do Sul com a inauguração de um cinema na sexta cidade interiorana do estado, Ijuí, na região noroeste.
Tocado pela família Levy desde a sua inauguração, a ligação do Cine Globo com a sétima arte começou muito antes da inauguração do primeiro cinema da rede na cidade de Três Passos. Ainda em 1924, o jovem Abrão Alberto Levy assistiu uma sessão de cinema falado na cidade de Paris, e ali nasceu sua paixão pelo mundo do cinema. De volta ao Brasil, ainda antes do nascimento do Cine Globo, nos anos 1940, Abrão Alberto Levy se uniu ao empresário Júlio Bertin para levar a projeção comercial em 35 mm para a cidade, e em 1948 presentear Três Passos com seu primeiro cinema, em um antigo casarão.
Alguns anos depois, em junho de 1955, finalmente o Cine Globo nasceu em um prédio próprio e desde então tornou-se um verdadeiro ícone cultural. Além da localização privilegiada, o espaço contava com dois andares, capacidade superior a 400 lugares, palco italiano, ampla sala de espera, um bar e duas bilheterias, sendo a maior edificação do município na época. Hoje, inclusive, o Cine Globo é muito mais que um cinema para a cidade de Três Passos, o local também funciona como palco para eventos teatrais, festivais de dança, palestras, formaturas e eventos culturais como, por exemplo, o Festival de Cinema e o Cine Rock.
"O cinema significa tudo na minha vida. O cinema me abriu as portas para o mundo todo e só tenho que agradecer. Nossa família toda tem esse entusiasmo pela sétima arte e essa persistência de fazer acontecer", destacou Roberto Levy Filho, atual proprietário do Cine Globo Cinemas.
O sucesso do Cine Globo não ficou restrito a cidade de Três Passos, e hoje a rede também tem unidades nas cidades de Palmeira das Missões, Santa Rosa, Frederico Westphalen, Cruz Alta, e mais recentemente em Ijuí. O primeiro deles foi inaugurado em 29 de agosto de 2014 em Palmeira das Missões, e o Cine Globo Palmeira hoje conta com uma sala de 400 lugares com projeções de alta definição e sistema de som Dolby Surround. Um ano depois, em agosto de 2015, foi Santa Rosa que ganhou um cinema para chamar de seu. O espaço conta com projeção em alta definição, sistema de som Dolby Surround e uma sala com 700 poltronas.
Firme no propósito de levar a cultura cinematográfica para cidades do interior gaúcho, em agosto de 2019 foi Frederico Westphalen que ganhou seu cinema. A cidade não tinha cinemas há mais de 30 anos e hoje o Cine Globo Frederico oferece projeção de alta definição e som Dolby Surround em um espaço que conta com 180 poltronas. O passo seguinte foi dado em janeiro de 2021, quando Cruz Alta também recebeu seu cinema com duas salas modernas, cada uma com 120 poltronas e climatização, além de projeção de alta qualidade em 2K, tecnologia 2D e 3D e sistema de som Dolby Surround 7.1.
Mantendo a tradição de levar cultura para a população, em 2025 o Cine Globo completou 70 anos e inaugurou sua última unidade, na cidade de Ijuí. Após mais de 40 anos sem a inauguração de um cinema de rua, Roberto Levy Filho, neto de Alberto e atual programador da rede Cine Globo Cinemas, inaugurou no mês de abril o Cine Globo Ijuí. Localizado em área nobre, o espaço conta com duas salas de 114 lugares cada, amplo salão de entrada, mezanino com bar e restaurante, garagem no subsolo e espaço para jogos eletrônicos.
A cidade sentia falta dos antigos Cine Serrano e Cine América, já extintos, e o Cine Globo Ijuí chegou para ocupar esse espaço no coração do ijuiense com tecnologia de ponta, como projeção a laser, poltronas reclináveis numeradas e acústica de última geração.
"Ijuí foi escolhida porque é uma cidade que sempre teve cinema e é rica em cultura. Tem um bom PIB, diversas fábricas, boa capacidade populacional e há cidades ao redor. Não tinha motivos para não investir em Ijuí e estamos aqui para prestar o melhor serviço. Esperamos as pessoas na sala de cinema porque ali começa tudo. Começam as amizades, o amor e encontramos grandes histórias", finalizou Levy Filho.