Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expansão e internacionalização

12 Fevereiro 2026 | Redação

Propriedades intelectuais brasileiras podem ganhar o mundo e a França mostra o caminho com o Mercado Francês de Propriedade Intelectual

Detentores de direitos da França levarão seus produtos para rodadas de negócios na Índia

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Uma possibilidade de difusão de obras audiovisuais pouco explorada no Brasil, ao menos de maneira estruturada, é a venda de direitos autorais para o mercado externo. Além de se colocar como uma boa possibilidade de geração de novas receitas, dada a riqueza de produções brasileiras, também é uma excelente oportunidade de expansão de nossa cultura, e a França começa a mostrar ao mundo um caminho para se fazer isso. O Mercado Francês de Propriedade Intelectual é conhecido por ser um dos mais robustos da Europa, e agora se prepara para levar 15 empresas do setor audiovisual para rodadas de negócios na Índia, durante o Festival de Cinema Red Lorry. As informações são do portal Variety.



Estima-se que em 2025 o mercado de licenciamento de propriedade intelectual na França foi avaliado em € 4,5 bilhões, com mais de 1,9 mil empresas operando nos mais diversos setores. Agora, durante o evento de cinema que acontece na cidade de Mumbai entre 13 e 15 de março, foi feita uma espécie de força-tarefa para levar conteúdo roteirizado francês às telas asiáticas. Diversos detentores de direitos da França irão para rodadas de negócios no Festival de Cinema Red Lorry com a missão de se conectarem com compradores da Índia e do Sudeste Asiático que buscam desenvolver versões locais de filmes, programas de televisão, animações e projetos digitais.

O Mercado Francês de Propriedade Intelectual, vale destacar, contará com o apoio do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França para difundir suas obras e cultura. O modelo de mercado que foi estruturado enfatiza a interação presencial, oferecendo propostas selecionadas, reuniões entre compradores e vendedores individuais e discussões que analisam estudos de caso de adaptação bem-sucedidos.

Durante o festival, 15 empresas francesas que representam um amplo espectro de cinema, televisão, animação e editoração apresentarão seus catálogos ao mercado: Goodfellas Films, Le Pacte, Banijay Kids, MK2, La Belle Télé, France Films TV, Mediatoon, Matriochkas, Lukarn, PitStop Studio, Fayard, Robert Laffont, Habebo Studios, Maremako e Astier Pêcher.

A expectativa é que distribuidoras, emissoras e plataformas de streaming da Índia e do Sudeste Asiático participem das rodadas de negócio, tendo em vista o crescente interesse em toda a região por obras consagradas que podem ser repensadas para o público local. O próprio Festival de Cinema Red Lorry, inclusive, exibirá diversos títulos franceses em sua programação e contará com a sessão "Encontro com o Cinema Francês".

A iniciativa não acontece por acaso, e marca a expansão contínua da programação do festival voltada para a indústria. Ashish Saksena, diretor do Red Lorry Film Festival, destacou que a criação de um mercado específico dentro do festival possibilita que as adaptações sejam mais atraentes para o público-alvo.

"O Mercado Francês de Propriedade Intelectual alinha-se perfeitamente com a ambição do Red Lorry Film Festival de ser uma plataforma relevante para a indústria cinematográfica asiática. A França possui uma extraordinária riqueza em narrativa e propriedade intelectual que transita facilmente entre culturas. Ao criar um mercado focado dentro do festival, estamos possibilitando conversas concretas entre criadores e compradores, e ajudando a acelerar colaborações que podem se traduzir em adaptações locais atraentes para o público asiático", disse.

Compartilhe:

  • 0 medalha