Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Programa internacional de incentivo

20 Março 2026 | Yuri Cavichioli

CPLP Audiovisual: 3ª edição do edital internacional seleciona projetos para produção entre 2025 e 2027

Programa selecionou 25 projetos de longas e curtas-metragens de sete países

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Edital Internacional CPLP Audiovisual (3ª Edição - PAV III) concluiu sua etapa de seleção de projetos. Foram premiados 25 projetos, sendo sete longas-metragens, com duração de 52 minutos, e 18 curtas-metragens, com duração entre 15 e 30 minutos, nas categorias documentário e ficção. Cada projeto de longa-metragem receberá € 65 mil e os curtas € 18 mil para financiamento de produção.



O processo de seleção do PAV III decorreu em duas fases. Numa primeira fase de pré-seleção, a partir do lançamento de Convocatórias Nacionais, foram classificados 79 projetos dentre os 591 inscritos, através de júris nacionais compostos em cada Estado membro da CPLP. A título de premiação, os projetos classificados receberam oficinas de capacitação e desenvolvimento ministradas por roteiristas e produtores executivos com larga experiência, contratados pelo programa.

Para a fase final de seleção, foi composto um júri internacional, que reuniu cineastas e produtores de grande expressão, como Laís Bodanski, Joel Zito Araújo, Pedro Pimenta, André Graça, Di Moretti, Aleksei Abib e André Graça, além dos colaboradores da Unidade Técnica do Programa CPLP Audiovisual: Mauro Garcia, Mario Borgneth, Roberto Tibiriça e Leonardo Matheus.

Os 25 projetos premiados serão contratados pela CPLP e iniciarão as produções em maio, tendo suas estréias mundiais programadas a partir de março de 2027, através da rede de emissoras públicas de televisão dos nove Estados-membros da CPLP.

A terceira edição do Programa CPLP Audiovisual é realizada a partir de recursos financeiros aportados pelo Brasil, Portugal e Angola - países que formam a coordenação executiva do programa, cujo gerenciamento operacional está a cargo de unidade técnica implantada pelo Secretariado Executivo da CPLP junto ao ICAB – Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros.

Para além do edital, o Programa CPLP Audiovisual desenvolve ações de formação e capacitação, além de articular produtores independentes e televisões públicas da comunidade lusófona com a implantação da Rede CPLP Audiovisual. O PAV é uma experiência única de compartilhamento de políticas públicas de fomento ao audiovisual, compartilhada pelos Estados-membros de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste. A divisão dos 25 projetos premiados por país ficou: Brasil, Guiné-Equatorial, Angola, Moçambique e Portugal tiveram quatro projetos cada; três projetos de Cabo Verde; e dois de São Tomé e Príncipe.

O resultado com a lista dos projetos premiados pode ser acessado no site: www.cplp.org.

Compartilhe:

  • 0 medalha