Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cinema independente

27 Março 2026 | Redação

Inscrições para a 9ª Mostra Sesc de Cinema vão até a próxima terça-feira (31)

Projeto fomenta o audiovisual nacional e o cenário independente

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

As inscrições para a 9ª Mostra Sesc de Cinema, uma das maiores oportunidades de exibição para o cinema independente produzido no Brasil, vão até a próxima terça-feira (31). Produtores independentes de todo o país poderão concorrer nas categorias de curtas, médias e longas-metragens que tenham sido finalizados entre 1º de janeiro de 2024 e a data da inscrição e que não tenham sido exibidos em circuito comercial ou em serviços comerciais de VoD.
 
As produções serão mostradas ao público em salas do Sesc de todas as regiões do Brasil até o final de 2026, e os vencedores serão premiados ainda com licenciamentos, que somam um valor total de até R$ 255 mil. O resultado será divulgado até 1º de julho.
 
Os filmes selecionados integrarão três grupos: Panorama Brasil, que levará 21 produções para exibição em vários estados do país; Panorama Estadual, com os filmes circulando em seus respectivos estados de origem; e Panorama Infanto-Juvenil, com até 10 diferentes obras voltadas para esse público. No caso específico da região Norte, será realizado um Panorama Regional, reunindo as produções selecionadas nos estados participantes da região.
 
Neste momento em que o cinema nacional vive um novo fôlego, com produções que estão lotando as salas de exibição, a Mostra Sesc de Cinema reafirma o compromisso da instituição com o fortalecimento do audiovisual brasileiro abrindo espaço para filmes independentes. Ao exibir estas obras em unidades do Sesc espalhadas por todo o Brasil, damos oportunidade para que novos talentos possam alcançar o público com suas histórias”, destaca Leonardo Minervini, gerente interino de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.
 
Um total de 21 estados fazem parte da 9ª Mostra Sesc de Cinema e cada um deles selecionará até duas obras, sendo uma para o Panorama Brasil e uma para destaque do Panorama Estadual. Serão aceitas inscrições de realizadores residentes nessas localidades, uma vez que as obras serão avaliadas por comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc.
 
Os participantes são: Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
 
Ao longo de suas oito edições anteriores, a Mostra Sesc de Cinema já licenciou cerca de 400 obras do audiovisual independente nacional, e neste ano, as exibições do Panorama Brasil e Infantojuvenil serão realizadas no mês de setembro, enquanto as exibições do Panorama Estadual ocorrerão entre outubro e dezembro.




As inscrições podem ser feitas no próprio site do Sesc.

Compartilhe:

  • 0 medalha