Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Uma nova chance

01 Abril 2026 | Yuri Cavichioli

ScreenBrasil prorroga prazo de inscrições e prevê apoio internacional a três longas brasileiros

Programa da Embratur e do Projeto Paradiso apoiará a distribuição internacional de três longas brasileiros com investimento de US$ 15 mil por título

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

As inscrições para o ScreenBrasil foram prorrogadas até 15 de abril. A iniciativa, voltada à promoção internacional do cinema brasileiro, vai selecionar três longas-metragens de ficção produzidos em 2024 e 2025. O resultado está previsto para maio de 2026.



O programa é realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica e Financeira entre a Embratur e o Projeto Paradiso, do Instituto Olga Rabinovich. A seleção será feita por uma comissão técnica, e os projetos escolhidos receberão US$ 15 mil cada para ações de distribuição internacional.

“Este projeto é o coroamento de uma estratégia iniciada na nossa gestão na Embratur, que reconhece o audiovisual como vetor estratégico de promoção internacional do Brasil”, explicou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Os recursos poderão ser destinados a despesas como legendagem, marketing no exterior e assessoria de imprensa. A proposta é ampliar a circulação internacional das obras e fortalecer a presença do audiovisual brasileiro em mercados estrangeiros, criando melhores condições de inserção em festivais, mercados e circuitos exibidores fora do país.

A iniciativa também dialoga com o histórico recente de internacionalização do setor. Para Rachel do Valle, diretora de programas do Projeto Paradiso, “agora, damos um passo à frente, buscando ampliar janelas de exibição para o audiovisual nacional mundo afora”. Desde 2019, a instituição apoia a participação de produções brasileiras em festivais e mercados internacionais, movimento que agora passa a incluir ações estruturadas de distribuição.

Compartilhe:

  • 0 medalha