17 Junho 2026 | Redação
Festival de Xangai recebe mostra dedicada ao cinema brasileiro
Iniciativa integra as ações do Ano Cultural Brasil-China 2026
Publicidade fechar X
A programação foi pensada para demonstrar a versatilidade do cinema brasileiro, contando com produções diversas em temática e gênero, incluindo desde documentários e animações experimentais até dramas sobre memória, saúde mental e a marginalização social. Ao todo, serão exibidos nove títulos, com duas exibições públicas cada, atingindo 18 sessões no geral.
Entre eles estão as animações Coração das Trevas, que acompanha a busca de um jovem oficial da polícia carioca por outro agente desaparecido, dirigida por Rogério Nunes; Papaya, sobre uma pequena semente de mamão que deseja voar, de Priscilla Kellen; e Amadeo e o Hipotético Mundo Novo, que retrata a jornada de um aprendiz de cientista no Brasil do século XIX diante do amor e da luta contra a escravidão, de Edu Felistoque.
No gênero documental, Para Vigo me Voy!, de Lírio Ferreira e Karen Harley, mergulha com imagens inéditas na vida e obra do cineasta Cacá Diegues; e A Fabulosa Máquina do Tempo, de Eliza Capai, segue meninas do sertão do Piauí que se aventuram na travessia até a adolescência e o futuro, enquanto o passado patriarcal ainda pulsa na cidade.
Já entre as ficções, estão os dramas Feito Pipa, de Allan Deberton, que retrata a vida de um garoto e de sua avó até que a seca na região traz à tona as ruínas de uma antiga cidade e, junto dela, lembranças familiares; e O Deserto de Luiza, de Alan Minas, que acompanha uma garota que sonha em ser artista mas vê sua vida abalada por um episódio de esquizofrenia da mãe. Além disso, o suspense psicológico Herança de Narcisa, de Clarissa Appelt e Daniel Dias, acompanha uma mulher que, ao tentar vender a casa de sua infância, passa a ser assombrada por memórias da mãe, uma ex-vedete recentemente falecida.
A Hora da Estrela, adaptação do livro de Clarice Lispector dirigida por Suzana Amaral e lançada em 1986, é o único longa não datado do período recente escolhido para a iniciativa.
Além da Mostra de Cinema Brasileiro, O Deserto de Luiza e Amadeo e o Hipotético Mundo Novo também participam das competições do festival, enquanto Feito Pipa integra a mostra Belt and Road Film Week, voltada para fortalecer o intercâmbio cinematográfico entre países.
- 0 medalha