23 Julho 2026 | Redação
EXPOCINE 2026 concentra apostas de empresas para o mercado exibidor
Empresas apontam negócios, lançamentos e networking como principais atrativos do evento
Fabricantes de projetores, desenvolvedores de softwares, empresas de logística, fornecedores de bomboniere, equipamentos, áudio e serviços atendem necessidades bastante diferentes da indústria cinematográfica. Apesar disso, quando perguntadas sobre o que as leva à EXPOCINE 2026, essas empresas trazem respostas que convergem para alguns pontos: a oportunidade de fazer negócios, apresentar novidades, estreitar o contato com clientes e acompanhar de perto os movimentos do mercado exibidor. O evento passou a ser visto por muitos participantes como um espaço para discutir os próximos passos do setor.
Realizada desde 2014, a EXPOCINE reúne distribuidores, exibidores e fornecedores em um mesmo ambiente voltado aos negócios e ao relacionamento entre os diferentes elos da cadeia cinematográfica. Neste ano, a feira será realizada pela primeira vez no Espaço Center 3 de Eventos, localizado no Shopping Center 3, na Avenida Paulista, onde também acontecerão os 14 painéis e palestras da programação. O CINE MARQUISE receberá as apresentações das distribuidoras e as cinco oficinas previstas para a edição de 2026, que terá como tema "Tela Aberta: O Cinema que se Move por Si Só".
Reunir em poucos dias players de todo o país continua sendo um dos principais atrativos da EXPOCINE, e os expositores da feira de negócios deste ano, companhias de perfis bastante diferentes, apontam essa concentração de profissionais do setor como um fator que dificilmente seria reproduzido ao longo do restante do ano. Para elas, a feira reduz distâncias, acelera conversas e facilita decisões comerciais.
A Barco confirma que o evento é "o maior encontro da indústria cinematográfica na América Latina". Na avaliação da empresa, participar da feira é uma forma de acompanhar tendências, apresentar soluções e fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros. “Estar presente na EXPOCINE é fundamental para acompanhar tendências, apresentar soluções tecnológicas e fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros. Além de sermos patrocinadores oficiais da projeção durante a feira, a EXPOCINE estreia em uma 'casa nova', ainda mais completa e estruturada para promover negócios, debates e experiências", destaca Gisele Freitas, gerente de vendas.
A Equiposhop, especializada em equipamentos para bomboniere, também considera a presença dos principais players do setor um dos motivos para manter sua participação. Regina Pavão, diretora executiva da empresa, resume essa visão ao afirmar que a feira reúne "os principais players e as tendências que vão moldar o setor".
A Christie, representada pela Neolux, compartilha da mesma percepção e descreve o evento como "o principal ponto de encontro da indústria exibidora no Brasil". Para Ricardo Laporta, diretor comercial da Neolux, a EXPOCINE é um ambiente em que o mercado "se conecta, se reposiciona e define seus próximos movimentos".
Essa concentração também explica por que muitas empresas utilizam a feira para realizar reuniões que, em outras circunstâncias, precisariam ser distribuídas ao longo de vários meses. Em vez de visitar clientes individualmente, fornecedores conseguem apresentar produtos, ouvir demandas dos exibidores e discutir novos projetos em um único ambiente.
Segundo Mauro Gonzalez, diretor de Negócios da Ingresso.com, a participação da empresa reforça seu papel como elo entre público, exibidores e tecnologia. "O encontro é a oportunidade estratégica para apresentarmos as soluções e inovações mais recentes da companhia a parceiros potenciais. Este ano, o grande motor da Ingresso.com na EXPOCINE é reforçar o posicionamento da marca como parceira estratégica nas decisões de negócios dos exibidores. Temos algumas novidades para mostrar com este propósito", adianta.
A Labo segue o mesmo caminho ao enxergar a feira como um espaço para fortalecer relacionamentos e mostrar soluções como o portal de trailers. Marcelo Ferro, CFO & General Manager Brasil, destaca que a empresa continua vendo a EXPOCINE como "uma plataforma estratégica para gerar negócios, fortalecer relacionamentos e mostrar, na prática, o valor do que entregamos". A GP Poggi Cargo também pretende aproveitar o encontro para apresentar oficialmente sua nova marca e ampliar sua rede de contatos. Fernando Fede, sócio-fundador da empresa, afirma que a expectativa é "consolidar a divulgação da nossa nova marca, criar conexões, estabelecer novas parcerias e expandir ainda mais nossa presença no mercado".
Expansão
Se parte das empresas chega à EXPOCINE para fortalecer relacionamentos, outra parcela aproveita o encontro para mostrar o que mudou desde a edição anterior. A concentração de exibidores transforma a feira no momento ideal para lançar produtos, apresentar atualizações e testar a receptividade do mercado a novas soluções.
A OrionPC, por exemplo, levará um novo totem digital para cinemas, cases de Digital Signage — sistema de sinalização digital utilizado para exibir campanhas e informações em telas eletrônicas — e novidades relacionadas ao Cinema Rental, serviço de locação de equipamentos para exibidores. Rogério Silveira Jr., CMO da empresa, explica que a proposta é usar a EXPOCINE para colocar os clientes em contato com esses lançamentos. "O que nos motiva a participar dessa edição é principalmente poder atualizar os clientes de lançamentos como o totem digital para os cinemas, além da apresentação de cases no Digital Signage e Cinema Rental."
As estreantes também enxergam a feira como porta de entrada para o mercado exibidor. A CineSis escolheu a EXPOCINE para apresentar sua plataforma de gestão e um projeto desenvolvido especificamente para atender às necessidades dos cinemas brasileiros. A CineSis vê a participação da empresa como um passo importante dentro da sua estratégia de crescimento. Segundo ele, a feira permitirá apresentar o novo projeto diretamente aos exibidores, entender as demandas do setor e consolidar a aproximação iniciada nos últimos meses. "Nossa participação em 2026 foi motivada pela oportunidade de aproximar ainda mais a CineSis dos exibidores de todo o país, apresentar nossa plataforma e lançar um novo projeto desenvolvido especialmente para atender às necessidades do mercado cinematográfico", afirma.
A Auwe aproveitará a edição de 2026 para mostrar as parcerias firmadas com a Qube e a UniqueX, voltadas à distribuição digital de filmes no Brasil. Após expandir sua atuação no cinema independente, a empresa pretende explicar aos clientes como esses acordos passarão a funcionar na prática. "Depois de um período de forte crescimento no mercado de cinema independente, fechamos agora um acordo também com a UniqueX para ampliar ainda mais nosso alcance nacional. Queremos mostrar como essa dupla parceria vai funcionar na prática e o quanto isso agrega tanto para exibidores quanto para distribuidoras", comenta José Eduardo Ferrão, CEO da Auwe.
A Bravoluz destaca que o evento também é uma oportunidade para ficar mais próxima dos operadores de cinema e apresentar seu portfólio de lâmpadas para projetores, peças de reposição, filtros e serviços especializados. A empresa considera a edição de 2026 "um momento importante para o mercado de exibição, que continua investindo em modernização, eficiência operacional e experiência do público."
Expectativas para o setor
O desempenho recente das bilheterias e o calendário de lançamentos também influenciam a participação de parte dos expositores. A Maxillusion, presente na EXPOCINE desde o início, relaciona esse cenário ao efeito que o retorno do público produz em toda a cadeia. "Nossas expectativas são as melhores, pois existe uma positividade quanto à retomada de público nos cinemas com os grandes lançamentos, o que gera um efeito multiplicador em toda a cadeia que vai do ator até a saída do cinema", declara Rhicardo Wanderley, CEO & Founder da Maxillusion.
A programação prevista para 2027 aparece com peso especial para empresas ligadas ao consumo dentro dos complexos. A Big Poc considera que os próximos filmes podem influenciar diretamente o desempenho das bombonieres e o planejamento comercial dos exibidores. "Nossa participação na edição de 2026 é motivada, principalmente, pela proximidade com os clientes e pela oportunidade de conhecer as novidades da indústria, especialmente os lançamentos de filmes previstos para 2027, que influenciam diretamente o mercado de cinemas e o consumo de alimentos nesse segmento", informa a empresa.
Na área de produtos promocionais, a Macro Toy pretende apresentar novos conceitos e itens desenvolvidos para o setor cinematográfico. Juan Pablo, gerente de Desenvolvimento de Negócios, explica que a participação busca "apresentar novos conceitos promocionais e produtos desenvolvidos especialmente para a indústria", além de gerar contatos comerciais. A Cinecolor Brasil encerra esse grupo com uma expectativa voltada às discussões que atravessam o setor. Para David Trejo, diretor-geral, a feira deve reunir "oportunidades de networking qualificado e discussões importantes sobre inovação, tecnologia e o futuro da experiência cinematográfica", além de favorecer novas parcerias e negócios.
A Ping leva uma leitura voltada à relação dos fãs com as franquias. "Hoje, os fãs não querem apenas assistir histórias. Eles querem levá-las para casa, vivê-las e colecioná-las", aponta a empresa, que pretende mostrar como os colecionáveis podem integrar a experiência cinematográfica.
- 0 medalha