Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura

21 Abril 2015 | Fábio Gomes

XPAND e Cinemeccanica apresentam novidade na projeção laser

Exibidor poderá remover lâmpada xenôn de projetor e atualizá-lo com laser

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Uma das grandes novidades da CinemaCon foi apresentada graças a uma parceria entre a XPAND e a Cinemeccanica. As empresas mostraram ao mercado um projetor a laser 6P modular e retrofit. 

Publicidade fechar X

Quer dizer, com o retrofit o exibidor poderá remover a lâmpada xenôn do seu projetor série 2 e atualizá-lo com uma fonte 6P laser. Isso permite um aumento do poder de claridade do projetor existente em mais de 30% (só não é possível mais por conta das limitações do chip DLP e para garantir a operação com as especificações TI DLP).

“A dissipação de calor é também reduzida substancialmente, quando comparada a uma projeção com lâmpadas Xenon. Isso impacta positivamente o gerenciamento do sistema de refrigeração da sala de projeção”, explica ao Portal Exibidor Jorge Dantas, Vice-presidente sênior das Américas & Country Manager do Brasil.

Em relação aos projetores full scope eles tem um aumento de aproximadamente 20 mil lummens para 60 mil. O poder é modular, o que permite ao exibidor pagar apenas exatamente a quantidade de lumens que ele precisa. 

“A vida útil de um laser é de aproximadamente 30.000 horas mesmo trabalhando com níveis de 57.500 lúmens (aproximadamente o dobro do máximo proporcionado pelas lâmpadas Xenon). Comparado por exemplo com um projeção de lâmpadas Xenon, para se atingir, digamos, entre 26.000 e 33.000 lúmens numa tela grande, teriam que ser usadas lâmpadas entre 6000W e 7000W, o que representaria uma vida útil em horas entre 800 e 300 horas, respectivamente. Ou seja, no caso das lâmpadas de 7000W, a vida útil do laser é equivalente ao consumo de 100 lâmpadas Xenon, mas proporcionando mais brilho e a um custo operacional significativamente menor”, completa o executivo. 

A expectativa é que a tecnologia chegue ao Brasil logo após a CinemaCon e ela já começou a ser comercializada ao redor do mundo e alguns cinemas já contam com ela instalada. “Já fechamos os primeiros pedidos e a linha de produção está pronta para atender a demanda. Alguns cinemas na Europa já estão equipados com esta tecnologia. Um cliente na Itália possui uma das primeiros versões do sistema instalada há um ano e meio atrás”, explica Jorge. 

Sem queda na iluminação, imagens perfeitas, 14GL no 3D, economizando mais energia, lâmpadas e manutenção, entre outras vantagens, a expectativa da empresa é melhorar ainda mais a experiência cinematográfica. 

Compartilhe:

  • 0 medalha