26 Maio 2015 | Janaina Pereira
Brasil fica fora da mostra competitiva, mas investe na área de mercado em Cannes
Cinema do Brasil realizou diversos encontros para promover parcerias
Pela primeira vez em muitos anos o Brasil ficou de fora das principais mostras do Festival de Cannes. Mas no Marché du Film, a parte de mercado do Festival, o cinema nacional mostrou, mais uma vez, a sua força. O programa Cinema do Brasil, que tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) realizou diversos encontros de coprodução e networking internacional, promovendo as produçoes brasileiras.
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Como o Canadá é um dos tradicionais parceiros do audiovisual brasileiro, o Cinema do Brasil organizou eventos em parceria com representantes de produtoras locais e órgãos governamentais das regiões de Québec e de Ontario, em que produtores dos dois países puderam trocar experiências e discutir possíveis projetos em conjunto. Ainda foi realizado um encontro de coprodução com profissionais do audiovisual da Holanda, país que tem potencial e interesse em se tornar parceiro de produtoras brasileiras.
Segundo Ana Leticia Fialho, gerente executiva do Cinema do Brasil, a participação no Festival de Cannes foi bastante frutífera do ponto de vista de mercado, devido ao interesse internacional pela indústria cinematográfica brasileira. "Estreitamos ainda mais nosso relacionamento e renovamos parcerias com países como a França e Canadá, com os quais já temos um histórico importante de intercâmbios por meio dos encontros de coprodução e networking organizados pelo Programa desde sua criação".
Ana citou as parcerias com o Paris Coproduction Village e o Centre Nationale du Cinéma (CNC), na França, e com a Ontario Media Development Corporation (OMDC), no Canadá, como importantes conquistas do Cinema do Brasil. "Essas parcerias deverão ter outros desdobramentos ainda este ano. Estamos otimistas em relação à crescente participação do cinema brasileiro no mercado internacional e com o crescimento do número de coproduções, impulsionadas pelas atividades promovidas pelo Cinema do Brasil em Cannes", finalizou.
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