02 Setembro 2015 | Fábio Gomes
"O Lobo Atrás da Porta" é o destaque do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Longa conquistou sete troféus, incluindo Melhor Longa-Metragem de Ficção
Os principais nomes do cinema nacional estiveram presentes na cerimônia do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que foi realizada ontem (01) no Cine Odeon, na Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ). O principal destaque da noite foi o drama O Lobo Atrás da Porta, que saiu com sete troféus Grande Otelo, incluindo Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Direção e Melhor Atriz para Leandra Leal.
Publicidade fechar X
“Este filme foi feito com o coração. Um trabalho feito com orçamento pequeno, mas com uma paixão enorme”, agradeceu o diretor Fernando Coimbra. O longa ainda conquistou os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante para Thalita Carauta, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem Ficção.
No total, foram 30 troféus – 23 escolhidos pelos membros da Academia Brasileira de Cinema e três categorias escolhidas pelo público: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho foi eleito como Melhor Longa-metragem Ficção, Dominguinhos o Melhor Longa-metragem Documentário e Melhor Longa-metragem Estrangeiro ficou com Boyhood – Da Infância à Juventude.
Destaque também para um inesperado empate técnico dos votos do júri. Tony Ramos e Babu Santana dividiram o prêmio de Melhor Ator pelos seus trabalhos em Getúlio e Tim Maia, respectivamente. “Não existe ator de teatro, ator de cinema ou ator de televisão. Existe o ator! A gente não compete, a gente concorre”, disse Ramos.
Getúlio, inclusive, era o filme com maior número de indicações, no total de 14. Contudo, ele levou apenas três prêmios. Além de Melhor Ator, a produção garantiu o prêmio de Direção de Arte e Melhor Maquiagem.
A noite também foi marcada por homenagens. A carreira do diretor Roberto Farias, que conta com 13 filmes e já levaram mais de 26 milhões de espectadores, foi contada no palco pelo seu sobrinho, o ator Marcelo Faria. Filmes como Pra Frente, Brasil e Assalto ao Trem Pagador foram mostrados no telão e, ao final das apresentações, Roberto agradeceu ao público. “Graças a Deus os brinquedos que produzi quando pequeno viraram meu trabalho. Não poderia ser outra a minha vida”.
A Revista Exibidor foi um dos apoiadores do prêmio, que reconhece o melhor do cinema nacional. Confira todos os vencedores no site oficial do evento e veja no Portal Exibidor a galeria de fotos do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2015.
- 0 medalha