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16 Outubro 2015 | Vanessa Vieira

Cinema do Brasil divulga resultados e nova parceria com MinC

Próximo dos 10 anos de atividades, o Programa aborda oportunidades internacionais e relação com agentes de vendas no evento

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(Foto: Exibidor)

O Programa Cinema do Brasil lançou nesta quarta-feira (14) a série de encontros CDB Talks, que tem por objetivo ser um momento para produtores, agentes de vendas e o próprio Programa discutirem oportunidades no mercado internacional, estratégias de venda, distribuição de filmes e processos de seleção de festivais internacionais. Além esses assuntos, a primeira edição do evento também contou com uma apresentação da atuação da entidade, seus resultados e parcerias.

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O Portal Exibidor esteve no primeiro CDB Talks e traz as novidades.

Realizado no Museu da Imagem e Som de São Paulo, o encontro foi aberto por André Sturm, presidente do Cinema do Brasil. Sturm comentou o bom momento do cinema nacional no exterior, com presença cada vez maior nos grandes festivais do mundo, e destacou o papel dos agentes de vendas para a internacionalização do cinema brasileiro. Para ele, a construção dessa presença no mercado estrangeiro tem a ver com uma aproximação desses profissionais. “Os agentes de vendas hoje não pessoas-chave no mercado não só porque o conhecem, mas também por conhecerem os festivais e seus perfis”, comentou.

Em seguida, Sturm deu lugar à Ana Letícia Fialho, gerente executiva do Programa, que explicou a criação da iniciativa do CDB como fruto da nova parceria junto ao Ministério da Cultura. Além do encontro, a parceria também já rendeu outras novidades como a possibilidade de custear até mesmo a passagens de alguns produtores para eventos no exterior. Outro novo parceiro do Cinema do Brasil é o Festival de San Sebastián, que deverá enviar um diretor artístico que virá ao Brasil em um encontro promovido pelo CDB em dezembro. O último mês do ano receberá, inclusive, um evento inédito, realizado em parceria com o Festival de Locarno, que se chamará Industry Academy e será voltado a exibidores e distribuidores. Mais informações sobre o evento serão divulgadas em breve pelo Programa, que também prevê a realização de mais duas edições do CDB Talks ainda em 2015 – uma em novembro e outra em dezembro.

Além das novas parcerias, Ana Letícia também apontou os resultados mais recentes do Cinema do Brasil.

Resultados internacionais

De acordo com a executiva, a entidade, que completa 10 anos de atividades em 2016, conta com 150 empresas associadas, na maioria produtoras, e atua em prol da exportação do cinema nacional por meio de coproduções e distribuições internacionais. Neste ano, o CDB levou 18 longas-metragens, dois curtas e dois projetos para nove festivais estrangeiros como Berlinale, Locarno e Sundance. Ana ainda apontou o aumento da quantidade de coproduções realizadas após a criação do Programa, que foi de cinco projetos realizados em 2006 para 21 em 2013.

Em termos de distribuição, o Cinema do Brasil tem investido em publicidade dos filmes de suas empresas associadas e já levou produções a 40 territórios diferentes. “Estamos indo para países em que nunca fomos antes com os nossos filmes e tenho certeza de que essa iniciativa [de investis em divulgação] tem contribuído muito nesse sentido”, defendeu.

Mesmo com os resultados no exterior, Ana Letícia destacou a preocupação da entidade com o preparo do produtor para participar de festivais e eventos de mercado como uma das mais importante ações desenvolvidas pelo CDB. “Esse tipo de preparação eu acho fundamental porque circular internacionalmente hoje custa e a gente tem que fazer isso de uma forma muito responsável para que tenha algum retorno”, explicou.

Preparação e contatos no exterior

Para falar sobre as oportunidades e possibilidades dos produtores brasileiros no mundo, a profissional chamou Marika Kozlovska, consultora internacional da entidade. De acordo com André Sturm, apesar de residir em Berlim, as vindas de Marika para o Brasil têm se tornado mais frequentes para que ela possa atender e orientar melhor os associados do CDB.

Em sua apresentação, a consultora apontou que a função dupla dos produtores, que são também diretores geralmente, é uma característica típica do mercado cinematográfico brasileiro. Esse duplo papel traria algumas preocupações como entender o objetivo de seus projetos no exterior sem dar foco apenas à própria visão de criador da obra. “Antes de vocês sequer pensarem no mercado internacional, o mais importante é entender o que vocês querem. Você quer vender seu filme? Ou quer um parceiro? É sempre melhor estar preparado”, comentou. Marika apresentou também alguns tipos de eventos estrangeiros desde os grandes festivais até eventos do mercado, bem como estratégias e perfis desses encontros.

A programação do CDB Talks seguiu no primeiro dia com a mesa redonda “Encontre o agente de vendas” com participação de Gabor Greiner, agente de vendas da Films Boutique. Já na quinta-feira (15), o evento contou com a mesa redonda “Como abordar Festivais, programadores e sales?”. Nos dois dias do encontro houve atendimento individual prestado pelo Cinema do Brasil para aconselhamento dos associados.

O CDB Talks terá sua primeira edição carioca nos dias 20 e 21 deste mês no auditório da Agência Nacional de Cinema – ANCINE, no Rio de Janeiro.

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