Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

02 Novembro 2015 | Vanessa Vieira

Frente Parlamentar Mista do Audiovisual é lançada e divulga agenda

Evento reuniu deputados e entidades como ANCINE e SICAV

Compartilhe:

(Foto: Arquivo | Deputado Orlando Silva)

Nesta última sexta-feira (30), o Museu de Imagem e Som - MIS de São Paulo recebeu em seu auditório o encontro de lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista do Audiovisual, liderada pela Agência Nacional de Cinema - ANCINE e pelos deputados Orlando Silva (PCdoB-SP) e Bruna Furlan (PSDB-SP).

Publicidade fechar X

Os objetivos da Frente Parlamentar apresentados no evento englobam a promoção da aproximação entre o setor e o Congresso Nacional, o acompanhamento da política governamental capaz de influenciar o audiovisual, entre outros pontos como a realização de debates e eventos para aprofundar as discussões sobre temas relevantes a esse mercado.

Na abertura do lançamento da Frente, André Sturm, diretor do MIS, parabenizou os deputados, a ANCINE e as entidades do setor pela iniciativa. Em seguida, Manoel Rangel, diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema, agradeceu a todos que apoiam a iniciativa e elogiou o comprometimento do deputado Orlando Silva, que presidirá a iniciativa, e da deputada Bruna Furlan, que atuará como secretária geral, com as necessidades do setor audiovisual brasileiro.

Rangel aproveitou também para comentar as políticas que a ANCINE ajudou a criar como as cotas para conteúdo nacional, a criação do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA, bem como outras propostas e programas promovidos pela agência. “As conquistas que tivemos ao longo dos últimos 15 anos não seriam possíveis sem o compromisso do Congresso Nacional“, explicou.

Durante as apresentações, a deputada Bruna Furlan trouxe um recado de apoio do ministro da Cultura Juca Ferreira ao setor audiovisual do País e agradeceu a oportunidade de fazer parte da Frente. “Essa Frente Parlamentar é uma iniciativa extraordinária porque nós sabemos que essa ponte com o Congresso Nacional é extremamente importante para que haja uma modernização da legislação, uma ampliação de bons projetos e da desoneração dos equipamentos audiovisuais“, afirmou Bruna.

Já sob a responsabilidade de presidir a iniciativa, o deputado Orlando Silva apontou que a Frente terá uma agenda de trabalho concreta e que, uma vez ao ano em média, deverá ser revista para avaliar os avanços e as correções necessárias. Silva ainda comparou o lançamento e as possíveis conquistas da iniciativa, que considera suprapartidária, com a criação da Spcine em São Paulo. Para ele, a existência da entidade só foi possível graças à mobilização da sociedade civil, dos agentes econômicos do setor e do governo. Por isso, o deputado defendeu a necessidade da união de todos os presentes em prol dos objetivos da Frente.

A iniciativa conta com o apoio de entidades do setor audiovisual do Brasil como a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão - ABPITV, a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais - APRO, a Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários - APROSOM, o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo - SIAESP e o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual - SICAV. Todos os representantes das entidades apoiadoras foram convidados a falar para os participantes do encontro, quando parabenizaram os deputados e a ANCINE pelo lançamento da Frente Parlamentar e também se colocaram à disposição da iniciativa.

Fechando o lançamento da Frente, a nova diretora colegiada da agência, Debora Ivanov, também reforçou a necessidade da união do mercado audiovisual. “A gente precisa estar unido no setor porque o cenário está complexo na economia, no mundo e politicamente aqui no País“, completou a executiva.

No evento, foi divulgado também um material com a apresentação de detalhes da agenda da Frente Parlamentar, que aponta ações como a implementação de políticas públicas que deem ferramentas aos produtores, bem como a modernização da legislação em tópicos importantes ao setor como direitos autorais, cotas de conteúdo nacional, desoneração da aquisição de equipamentos para o audiovisual, desenvolvimento de incubadoras de projetos culturais, entre outras frentes de trabalho.

Veja as fotos na galeria do Portal Exibidor. 

Compartilhe:

  • 0 medalha