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13 Janeiro 2016 | Vanessa Vieira

PrimePass pode ser novo canal de vendas para exibidores

Portal Exibidor traz as novidades da primeira coletiva de imprensa sobre o serviço

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(Foto: PrimePass)

Quando o PrimePass, serviço de assinatura online para acesso a diversos tipos entretenimento digital, chegou ainda em fase de testes, sua base de funcionamento seria a parceria direta com exibidores.

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No entanto, passado o período de testes do aplicativo para cinema, o PrimePass chega totalmente diferente ao mercado brasileiro. O serviço, que causou bastante burburinho no mercado, funciona como uma “assinatura de assinaturas” e pretende lançar produtos ligados também à música e ao VOD – Video On Demand. Entre as principais alterações no serviço está o fato de que o exibidor receberá o valor cheio de cada ingresso vendido.

Ontem (12), o Portal Exibidor foi à primeira coletiva de imprensa da empresa que lança o conceito de “passe ilimitado” para cinema no Brasil. No evento, Juan Balmaceda, diretor da PrimePass, explicou que esse conceito ainda não havia sido utilizado comercialmente no País e, para aproveitar essa oportunidade, o primeiro tipo de assinatura lançado pela empresa foi o passe para cinema. Para ele, um acesso mais facilitado ao cinema e a serviços de VOD podem até mesmo ajudar a combater a pirataria de conteúdos audiovisuais.

“Os serviços de entretenimento hoje estão muito separados. A ideia é aumentar a frequência com que o espectador vai ao cinema e, com os próximos produtos, oferecer também um maior acesso a entretenimento digital”, comenta o executivo que destacou a importância do mercado brasileiro, que é um dos 10 principais mercados do mundo, e, em especial, a relevância do mercado paulistano de cinema para o período de testes do serviço.

Com quatro tipos de assinaturas diferentes que variam entre R$ 79,90 e R$ 189,90, o serviço oferece acesso “sem limite” ao cinema. Na assinatura mais barata, chamada Silver, o usuário poderá assistir a um filme em sala 2D a cada 24 horas apenas de segunda à sexta-feira. No plano mais caro, Elite, o usuário terá acesso a um filme também a cada 24 horas, mas poderá utilizar o serviço em qualquer dia da semana e em salas 2D, 3D, premium, VIP e IMAX.

Venda de ingressos

Como o PrimePass não dependerá mais de uma parceria direta com exibidores, agora o serviço passa a funcionar por meio de cartões que utilizarão a rede MasterCard. Entre os principais motivos da mudança está o fato de que ela garante que o exibidor receba o valor cheio do ingresso e também o detalhe de que, sem os cartões, o serviço teria acesso apenas às redes exibidoras que já realizam vendas online, deixando de lado cerca de metade do parque exibidor. Com a novidade, o processo da compra do ingresso se dará em três partes.

Primeiro o usuário escolherá, no aplicativo PrimePass, em seu celular o filme e o cinema onde irá assisti-lo. Com isso, ele acaba ativando seu passe, ou seja, seu cartão. Depois, ele poderá efetuar a compra normalmente em um totem de autoatendimento ou mesmo no balcão do cinema. Desta maneira, o exibidor receberá o valor cheio do ingresso e o procedimento de faturamento do ticket será igual ao da venda normal de um bilhete por meio um cartão de crédito comum. “Assim conseguimos incluir os médios e pequenos exibidores”, afirma Balmaceda.

No plano mais barato da empresa, o ingresso terá o custo de R$ 2,33 para o usuário, mas, para a PrimePass, o custo será o valor normal do ticket. “O modelo de negócio se sustentará tanto por meio dos outros serviços que lançaremos – ligados à música e ao VOD – quanto pelo próprio comportamento dos usuários”, comenta. O executivo explica ainda que, por mais que o passe ajude a aumentar a frequência dos espectadores no cinema, poucos usuários terão o perfil de heavy users do serviço. Assim, as mensalidades pagas pelos que usam menos o passe, ajudarão a pagar os custos dos usuários mais ativos.

Balmaceda destacou também que o passe pode, inclusive, aumentar as vendas adicionais para os cinemas, especialmente nas bombonières, já que tem a intenção de levar os espectadores mais vezes às telonas. Além disso, os passes e o aplicativo do serviço podem ser personalizados por exibidores e distribuidores.

Apesar de utilizarem a rede da empresa, os cartões não terão acesso às funções comuns de crédito ou débito, servindo apenas para a validação da compra do ingresso no cinema.

Primeiros passos

Para utilizar o PrimePass, o usuário deverá se cadastrar no site oficial do serviço, escolher um de seus quatro planos, baixar o aplicativo – disponível em Android e iOS – e depois aguardar a chegada do passe. Os primeiros cartões serão entregues já na semana que vem segundo Balmaceda, que aponta também que o serviço, graças à parceria com a MasterCard, alcançará mais de 400 cidades e 2.200 cinemas.

Por enquanto, o usuário não poderá assistir o mesmo filme mais de uma vez por mês, mas em breve isso deve ser alterado. O PrimePass, que deve chegar em breve à Argentina e ao México, atualmente não cobra taxas de inclusão, cancelamento de plano ou de serviço.

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