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29 Fevereiro 2016 | Vanessa Vieira

Pesquisa aponta crescimento da frequência dos brasileiros nos cinemas

Segundo a Fecomércio-RJ e o Instituto Ipsos, aumento foi de 100% em relação a oito anos atrás

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(Foto: Shutterstock)

Em dezembro de 2015, a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro – Fecomércio-RJ e o Instituto Ipsos realizaram uma pesquisa em âmbito nacional chamada Pesquisa Nacional Sobre Hábitos Culturais. O estudo indicou mudanças significativas quando comparadas aos resultados obtidos durante a primeira pesquisa, realizada em 2007, e contou com a participação de 1.200 respondentes em 72 cidades do País.

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O cinema, inclusive, é um dos hábitos culturais que mais registrou alteração e teve sua frequência aumentada em mais de 100% segundo o estudo. Isso porque 17% dos respondentes afirmaram ir ao cinema há oito anos atrás e, no momento da pesquisa, esse número subiu para 35%.

Em 2014, os participantes diziam achar aceitável pagar R$ 15,00 por uma sessão de cinema, o que não mudou muito ao fim de 2015, quando o valor subiu apenas para R$ 16,00.

Outro destaque vai para os 47% dos respondentes que afirmaram não terem feito nenhum programa cultural. Para essas pessoas, o tempo que seria dedicado ao lazer é gasto com televisão (77%), frequentar algum centro religioso (24%) e almoçar com amigos ou parentes (21%). Um ponto interessante é que 6% dessas pessoas que não fazem programas culturais consideram ir ao shopping um tipo de lazer, o que pode ser uma oportunidade para os exibidores que têm cinemas em centros de compras se conseguirem levar esse público para as salas.

Dentre os principais motivos para não se consumir cinema estão a falta de hábito (65%), preços caros demais (22%) e não ter opção de cinema na cidade (11%).

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