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02 Março 2016 | Vanessa Vieira

Pesquisa demonstra necessidade de mais filmes voltados ao público feminino

De acordo com Movio Media, mais filmes para mulheres pode ajudar a aumentar bilheterias

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(Foto: Shutterstock)

A Movio Media, empresa especialista em análise de dados, divulgou um estudo sobre o público espectador feminino norte-americano e sua relação com o cinema. O documento apontou necessidade do mercado de lançar mais filmes voltados para as mulheres entre os 30 e 50 anos como maneira de levar esse público ainda mais às telonas e, claro, aumentar as bilheterias. De acordo com a companhia, estudos como esse ajudam exibidores a entenderem melhor seus públicos.

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Na pesquisa, realizada entre janeiro de 2014 e setembro de 2015, foram reunidas informações demográficas e o histórico de consumo de cinema de mais de oito milhões de espectadores na América do Norte. No período de amostragem do estudo, foram lançados 310 longas-metragens nos cinemas norte-americanos, separados em 10 grupos de filmes. O estudo definiu dois públicos como foco: o das mulheres entre os 30 anos e as entre os 50 anos.

Com isso, a Movio destaca que os chamados Tentpole films ganham em preferência desses públicos, com 37%. Essas produções englobam os blockbusters, mas alguns dos mais tradicionais foram “cortados” da lista por não fazerem parte da preferência dos públicos analisados como as animações blockbusters e os de ação mais violenta, que também são blockbusters. Assim, os tipos de filmes dentro dos Tentpole films preferidos dos públicos são os chamados “dramas com apelo para mulheres da geração Baby-Boommer”, com nascimento entre 1946 e 1964, e as “comédias com apelo para mulheres Milliennials”, que hoje têm por volta dos 30 anos.

Com essa divisão, foram separados 35 filmes como Garota Exemplar, O Jogo da Imitação e A Espiã que Sabia de Menos, sendo 23 dramas e 12 comédias. Algumas comédias foram eliminadas também por não terem apelo ao público feminino.

O primeiro grupo, com mulheres por volta dos 55 anos, estão entre 13% de toda a amostragem da pesquisa, representando 59% do público que assiste a esses filmes. A maioria dessas mulheres (54%) tem o hábito de assistir filmes no fim da tarde, enquanto 42% vão ao cinema em outros horários. Já o grupo das mulheres em torno de 38 anos representa 60% do público das comédias com apelo mais feminino – que têm 13% de toda a amostragem do estudo. Diferentemente das mulheres mais velhas, esse grupo prefere ir ao cinema tarde da noite, mas ambos os públicos costumam ir às telonas pelo menos uma vez ao mês.

Apesar de se fazerem tão presentes nas bilheterias, esses públicos, que somam mais de 10% da amostragem da pesquisa, ainda não têm tantos filmes dedicados a eles. Afinal, as produções com maior apelo ao público feminino ainda recebem menos da metade do orçamento dedicado a filmes com apelo masculino. A Movio destaca que, se melhor atendidos, esses públicos podem trazer crescimento às bilheterias e aos lucros tanto da produção e da distribuição quanto dos exibidores.

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