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28 Março 2016 | Vanessa Vieira

China beneficiará cinemas que favoreçam filmes nacionais

Estratégia reduz impostos sobre bilheterias

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(Foto: Shutterstock)

A China já é conhecida pelo seu protecionismo em relação a produtos nacionais como obras cinematográficas. Filmes estrangeiros, por exemplo, são restritos a apenas 34 títulos por ano e seus lançamentos são adiados em épocas-chave como verão e férias escolares. Agora o país asiático lançou uma nova estratégia para garantir mais mercado aos filmes chineses por meio da redução dos impostos sobre bilheterias.



Assim, os exibidores da China que tiverem dois terços de sua bilheteria total proveniente de produções nacionais terão uma redução da taxa cobrada por venda de bilhete que, de 5%, será diminuída à metade. O imposto vai para o China Film Bureau, entidade cujo fundo é destinado para promoção e apoio o desenvolvimento do setor audiovisual local.

A estratégia do governo chinês visa assegurar que filmes estrangeiros, em especial os de Hollywood, não tenham mais do que um terço da bilheteria anual do país. Em 2015, por exemplo, mais de 60% da receita dos exibidores vieram de filmes estrangeiros. Além disso, a nova legislação também tem por objetivo garantir a veracidade dos dados de venda de ingressos na China, já que apenas os exibidores que tiverem registro “limpo” de fraudes poderão se beneficiar da redução de imposto.

O país vem enfrentando fraudes nas bilheterias, especialmente nas receitas de produções chinesas. Em resposta a essa situação o governo planeja ampliar a regulamentação de seu mercado de cinema e até já puniu exibidores e distribuidoras acusadas de fraude.

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