Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

29 Abril 2016 | Vanessa Vieira

Curta de diretora brasileira filmado no Canadá corre o mundo por meio de festivais

Filme é bastante procurado por comunidade LGBT e já foi exibido em nove festivais

Compartilhe:

"Enjoy the Drama" já foi exibido em nove festivais (Foto: Arquivo pessoal, Lud Mônaco)

Em março de 2015, a jovem diretora Lud Mônaco, cineasta brasileira de formação radicada na Europa, participou de um experimento envolvendo um encontro de profissionais do audiovisual promovido pela organização Kinomada em Ville de Québec, Canadá. Dessa experiência, surgiu o curta-metragem Enjoy the Drama, sem título em português, que tem corrido o mundo em festivais, especialmente nos eventos dedicados à comunidade LGBT.

Publicidade fechar X

O 23º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, no Brasil, o 17º Reelout Queer Film + Video Festival, no Canadá, e o 30º BFI Flare: London LGBT Film Festival, na Inglaterra, são alguns dos noves eventos que já exibiram o curta.

“A distribuição de Enjoy the Drama começou em julho de 2015 e o legal desse circuito LGBT é que eles vão se conversando e é uma distribuição que vai por si só", comentou a diretora em entrevista ao Portal Exibidor. Seus trabalhos têm foco principalmente no universo feminino.

Lud apontou que, após a produção ser exibida em alguns festivais, vários outros eventos a têm procurado para solicitar a exibição do curta. Além disso, a diretora já inscreveu a obra em vários festivais brasileiros. O próximo evento que exibirá o curta é o Festival LGBT Kreivès, que será realizado na Lituânia em junho deste ano.

Com o sucesso junto à comunidade LGBT, a diretora explica que os participantes desses festivais pedem um posicionamento político em relação à sexualidade. “O curta é uma história de amor que por acaso acontece entre duas mulheres, mas esses eventos exigem um pouco de uma postura que ainda estou desenvolvendo”. Enjoy the Drama conta a história de uma jovem mulher que faz um exercício de revisitar seu passado para poder, finalmente, seguir em frente, o que é mostrado de maneira intimista.

Ao todo, Lud e a equipe que reuniu no Kinomada tiveram apenas 10 dias para produzir Enjoy the Drama, sendo que o time contava com pessoas de nacionalidades diferentes como a atriz francesa Maggie Caporal, o diretor de fotografia mexicano Alfredo Castruita e a diretora de figurino brasileira Clarissa Rebouças. O curta, filmado em francês, também teve mais uma brasileira, a atriz Tatiana Grasso.

Atualmente, Lud Mônaco já dirigiu sete curtas-metragens e agora está em fase de captação financeira para poder desenvolver e, posteriormente, produzir seu primeiro longa-metragem: Cadê?. O longa, uma “comédia filosófica”, será filmado em Portugal, terá o português brasileiro como idioma e contará a história de duas amigas brasileiras que moram juntas em Portugal. Ambas se encontram em momentos de reflexão e se encontram para conversar de maneira um tanto filosófica e também engraçada.

Até o momento não há data prevista para início das filmagens ou lançamento do longa. A diretora pretende voltar ao Brasil neste ano e submeter o projeto em editais e programas de fomento.

Confira o trailer de Enjoy the Drama:

Compartilhe:

  • 0 medalha