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11 Maio 2016 | Natalí Alencar

Cinépolis, Kinomaxx e Sioux lançam game interativo dentro dos cinemas

Antes da sessão começar, espectador participa com o smartphone de um game na telona

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(Foto: Moovieplay)

Uma nova forma de rentabilizar o espaço do cinema e criar oportunidades para exibidores e agências de mídia está sendo inaugurada por uma parceria entre Cinépolis, Kinomaxx e Sioux.



As empresas lançaram ontem (10) no Cinépolis Jk Iguatemi o Moovieplay, jogo em que o espectador interage por meio do seu smartphone com a telona antes da sessão do filme começar e em tempo real com outras pessoas.

A ideia é agregar dois mercados de extrema relevância: cinema e games. O Portal Exibidor acompanhou o lançamento e traz os detalhes. O produto é similar ao Timeplay, mostrado na CinemaCon em 2015.

A Sioux, empresa com know-how no mercado de games e especialista em tecnologia interativa, é responsável pelo desenvolvimento e execução do projeto. Ela já tem experiência no mercado de cinema e sua cartela de clientes já incluía a Diamond e a Warner.

A Kinomaxx cuida da comercialização e a Cinépolis é a primeira rede na América Latina a oferecer a novidade.

O game estará disponível para o consumidor final com o lançamento de X-Men: Apocalipse a partir de 19 de maio no Cinépolis JK Iguatemi (SP) e em seguida será colocado em outros complexos em Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Ceará.

“Além da expansão, a Cinépolis busca melhorar a experiência do cliente. Apesar da crise, o mercado de cinema está aquecido e o público está nas salas, ou seja, é o momento para apostar em inovações”, disse o diretor comercial da exibidora, Paulo Pereira.

Para se ter uma ideia do potencial desse mercado de games, o Brasil é 11º no ranking mundial de jogos e o maior mercado da América Latina. Temos mais de 60 milhões de gamers, sendo que 77% jogam no smartphone. Esse público é composto por 53% de mulheres e 47% homens. Além disso, o brasileiro é um público multitela.

O projeto foi desenvolvido ao longo de 12 meses e foram visitadas mais de 100 salas de cinema em cinco Estados, com o objetivo de desenvolver um produto que se adequasse às necessidades de cada local.

Em seguida, a fase piloto durou três meses e foi realizada em 204 sessões. Nesse período, a conectividade atingiu 23% e a avaliação geral do sistema teve a média de 4,7, numa escala entre 1 e 5.

Outro piloto também foi feito em parceria com a Netflix durante a CCXP. Em quatro dias de evento foram 12 mil conexões.

Agora, o objetivo é atingir 200 salas de cinema em até 12 meses.

 

O Moovieplay

Segundo a Sioux, o game foi pensado para ser o mais simples possível. Para participar o espectador segue basicamente três passos que aparecem na telona como um convite interativo: deve se conectar à rede Wi Fi; abrir o navegador e entrar no site. Ao acessar a página, o sistema pede para que ele informe o gênero (feminino ou masculino) e em seguida sorteia um avatar (atualmente são nomes de astros e estrelas do cinema, isso impede que os usuários escrevam palavrões ou palavras obscenas). A partir daí aparece na telona o game e o espectador vai jogando e interagindo com os demais. Em tempo real, o Moovieplay mostra quantas pessoas estão conectadas e participando. No final, um ranking é mostrado com os melhores.

Um dos games mostrados, o Quiz no Cinema, mostra uma sequência de perguntas e pontua melhor quem responde mais rápido a opção correta.

Ao final, o jogador ainda avalia a opção de entretenimento, podendo dar uma nota entre 1 e 5.

O tempo médio da ação é 3 min e 30 seg. Além do Quiz há outros dois jogos prontos: Ache a Figura (o espectador deve achar em sua tela do celular a imagem que aparece na tela do cinema); Pipoca (o usuário mira pipocas ‘virtuais’ nos baldes que aparecem na tela). Outros games já estão em desenvolvimento e a previsão é ter cinco opções até o fim do ano.

 

E onde entra a rentabilidade?

A Sioux já tem alguns jogos desenvolvidos, denominados de “games de prateleira”, que podem ser customizados com marca e conteúdo do anunciante, desde a cor, logo e informações, se adequando às necessidades da marca, produto e campanha. Há ainda a possibilidade de customizar 100% um jogo já criado.

Após os acertos de desenvolvimento, a promessa é de que em até 72h o game esteja disponível no cinema.

Um dos exemplos apresentados no lançamento do Moovieplay foi o da Fini. O jogo do ‘come-come’, que já estava pronto dentro da plataforma da Sioux, foi adaptado com os doces e ‘dentaduras’ da marca. Assim, o jogador tinha que comer o máximo de guloseimas.

O formato é considerado um novo modelo de mídia e além de ser utilizado dentro da sala de cinema, pode ser otimizado também fora, no hall do cinema, por meio do uso de videowall.

Danilo Parise, diretor de marketing e produto da Sioux, explicou que segundo uma pesquisa, do público que interage com uma marca, 90% tende a se lembrar dela em algum momento. A porcentagem cai gradativamente quando a publicidade é apenas passiva (50% para os que apenas ouvem uma propaganda e 10% para os que leem).

“Os games já são uma realidade na vida dos brasileiros e estudos mostram que a lembrança de marca é mais eficaz quando existe a interatividade. O Moovieplay vem para transformar a maneira como marcas e produtos se relacionam com os consumidores por meio do uso da tecnologia e gamificação”, comenta.

“O melhor de tudo isso é a possibilidade do patrocinador ter um contato com o cine-espectador e poder interagir com a marca de uma forma diferente e inovadora. Isso com certeza é uma evolução para o mercado e traz ainda mais resultados para o anunciante”, acrescenta Adriano Norberto, diretor comercial da Kinomaxx.

Para o futuro, Parise prevê o desenvolvimento de um aplicativo, possibilidade de conexão por meio do Facebook e retenção do perfil dos usuários para construir métricas que poderão auxiliar melhor o alcance das campanhas.

O game não está restrito apenas ao cinema, pode ser utilizado em eventos, feiras, shows, convenções e até em teatros.

Mais informações: www.moovieplay.com.br.

Veja as fotos do lançamento na galeria do Portal Exibidor.

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