Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Peru

17 Agosto 2016 | Vanessa Vieira

Festival de Lima chega à 20ª edição com vencedor colombiano e nova distribuidora peruana

“Oscuro Animal” ganhou o maior prêmio do evento, mas Brasil foi o país com mais troféus

Compartilhe:

Entrega do Prêmio de Crítica a equipe de “Oscuro Animal” (Foto: Festival de Lima 2016)

O Festival de Cine de Lima foi realizado entre 5 e 13 de agosto em Lima, Peru, e teve Oscuro Animal, longa colombiano, como o grande vencedor de sua 20ª edição. O filme, dirigido por Felipe Guerrero, ganhou o Prêmio do Júri de Melhor Filme e chegou a receber também o Prêmio da Crítica.

Publicidade fechar X

No entanto, quem também brilhou nas principais premiações do festival foi o Brasil, com destaque para Aquarius, que ganhou o troféu de Melhor Atriz para Sonia Braga e o Prêmio Especial do Júri. O País também foi representado por Boi Neon com o troféu de Melhor Fotografia para Diego García.

Ainda entre os outros troféus concedidos pelo júri, Neruda, do Chile, ficou com o de Melhor Roteiro e Desde Allá, longa venezuelando, ficou com o de Melhor Diretor para Lorenzo Vigas.

O próprio Peru ficou apenas com uma premiação do júri, a de Melhor Ator para Lucho Cáceres por sua atuação em La Última Tarde, que também foi escolhido para receber o Prêmio do Público. Um dos principais debates levantados pelo festival foi, inclusive, sobre a dificuldade da produção peruana que demora em média cinco anos para conseguir lançar um filme devido a falta de recursos dedicados ao audiovisual.

Foi pensando nessa situação que, durante o evento, a maior produtora local do Peru, Tondero Films, realizou o lançamento oficial de seu selo de distribuição que terá como objetivo promover o cinema local no país e fora dele. A distribuidora, também chamada Tondero, iniciou atividades nesta semana.

Compartilhe:

  • 0 medalha