Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Negócios

12 Setembro 2016 | Janaína Pereira

Mercado do Festival de Veneza muda de nome e foca em coproduçoes

Encontro visa atender uma nova demanda do mercado

Compartilhe:

(Foto: Festival de Veneza 2016)

Com 1.767 inscritos e mais de 250 reuniões organizadas, além de workshops para a industria cinematográfica, o Venice Market, braço de mercado do Festival de Veneza, mudou de nome este ano. Agora chamado de Venice Production Bridge, o evento visa atender uma nova demanda do mercado: o de produçoes em andamento.



Os exibidores, produtores e distribuidores que estiveram presentes no VPB, realizado entre 1º a 9 de setembro, paralelo ao Festival de Cinema de Veneza, tiveram acesso a filmes já prontos, e também a produçoes que ainda não foram finalizadas.

"Nos últimos anos, nas iniciativas dirigidas aos profissionais da indústria nos principais festivais internacionais de cinema, a atenção mudou de filmes acabados para obras em andamento. Isso está acontecendo para atender as necessidades dos profissionais do setor que estão cada vez mais interessados ​​em oportunidades diferenciadas, como  reuniões para realizar coproduções. Hoje, há uma demanda crescente em festivais para um "mercado de projetos", e não apenas para produtos acabados", informou Alberto Barbera, presidente do Festival, em entrevista coletiva.

Para o exibidor italiano Vicente Giovanni, o novo foco do setor de mercado do Festival de Veneza vai ajudar os filmes menores e tambem os pequenos exibidores.

“Essa nova vertente do mercado em apostar em obras não finalizadas irá ajudar a produção de filmes de pequeno orçamento, que poderão conquistar espaço em circuito restrito de exibição. Assim se beneficiam todos, porque os exibidores menores não precisarão ter sua programação focada apenas em filmes que o grande circuito já absorve. Acho uma iniciativa válida e importante”, conclui.

Relembre como foi o Festival de Veneza de 2015.

Compartilhe:

  • 0 medalha