Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / América Latina

17 Outubro 2016 | Vanessa Vieira

Federação dos exibidores argentinos faz acordo histórico com entidade de atores

Essa é a primeira vez em que as duas organizações entram em acordo desde 2006

Compartilhe:

(Foto: Saber A Lei)

Há 10 anos foi criada a Sociedad Argentina de Gestión de Actores e Intérpretes – SAGAI (Sociedade Argentina de Gestão de Atores e Intérpretes, em tradução livre) e, desde então, a entidade exige que exibidores paguem taxas de direitos autorais pela interpretação dos atores na telona. Isso havia sido expressamente negado pela Federación Argentina de Exhibidores Cinematográficos – FADEC (Federação Argentina de Exibidores Cinematográficos, em tradução livre) até este ano.



As organizações anunciaram seu primeiro acordo com o objetivo de dar oportunidades para os cinemas se regularizarem, ao mesmo tempo em que tornar a adesão à taxa voluntária, protegendo também os pequenos exibidores com taxas reduzidas já que essas companhias são consideradas pela Federação como mais “vulneráveis” a esse tipo de exigência.

As taxas cobradas de 2008 até agora poderão ser pagas com valor simbólico caso haja adesão voluntária por parte dos associados da Federação às taxas da SEGAI. O investimento para quitação dos débitos também varia conforme o tamanho do complexo.

Entre os outros pontos do acordo está ainda a diminuição do valor cobrado que caiu de 1,4% da bilheteria para 1,2%, além da redução de 30% para os cinemas de até três telas.

A primeira rede a concordar em pagar as taxas para a SEGAI foi a Village Cinemas em 2010, que foi seguida por outras exibidoras como Cinemark, Hoyts, Showcase e empresas nacionais como Cinemacenter e Cine Lorca.

Compartilhe:

  • 0 medalha