14 Dezembro 2016 | Vanessa Vieira
Star Wars, Marvel e Harry Potter são as franquias mais queridas do público geek
Em pesquisa do Omelete Group, a Netflix foi considerada a distribuidora de conteúdo mais admirada
Compartilhe:

O Omelete Group divulgou os resultados da quarta edição de sua pesquisa sobre o comportamento do público geek ou fã de cultura pop e entretenimento no Brasil, renomeada este ano como Geek Power. A pesquisa contou com 100 perguntas, foi realizada durante 14 dias em parceria com o IBOPE CONECTA, plataforma web do IBOPE Inteligência, e recebeu mais de 26 mil participações.
De acordo com o Omelete, esse público continua majoritariamente masculino, com 68% de respostas neste gênero, e é mais presente no Sudeste (60%). Cerca de 21% respondentes escolheram novamente Star Wars como sua franquia preferida com Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força indicado como melhor estreia de 2015 por 28%. Agora no fim de 2016 a saga volta mais uma vez para o cinema com seu primeiro spin-off, Rogue One: Uma História Star Wars.
No entanto, a novidade desta pesquisa em relação à edição anterior é a nomeação de duas franquias para a segunda e terceira posição do ranking: Marvel (18%) e Harry Potter (13%). Essa mudança pode ser atribuída à forte bilheteria brasileira de Capitão América – Guerra Civil (9,5 milhões de ingressos) e ao recente sucesso e divulgação de Animais Fantásticos e Onde Habitam (3,7 milhões), primeiro spin-off do universo Harry Potter. Vale lembrar que, no estudo de 2015, essas franquias nem faziam parte do Top 8 divulgado na ocasião e que a Marvel conta com séries no Netflix que também ajudam a propagar sua marca.
Graças às séries da Marvel e outras produções originais como Stranger Things, a Netflix foi considerada a distribuidora de conteúdo mais admirada por 43% do público.
O super-herói mais amado pelos geeks ainda é Batman (DC Comics), com 28% da preferência. Porém, a Marvel se mantém no topo dos atores mais queridos com Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), em primeiro lugar pelo quarto ao consecutivo, e com Scarlett Johansson (Viúva Negra), no topo do ranking das atrizes pelo terceiro ano seguido. O poder dos próximos lançamentos pode ser sentido também na listagem de atores com Emma Watson, que protagonizará o lançamento A Bela e a Fera (março de 2017), aparecendo pela primeira vez em segundo lugar.
Público mais que conectado
Uma característica central dos fãs de cultura pop é sua conectividade: 41% se declaram online enquanto estiverem acordados e a média de tempo online é de 10 horas por dia, com destaque para o smartphone, meio preferido de ficar online de 60% dos respondentes. 94% afirmam ter um smartphone e 58% jogam algum game no celular pelo menos uma vez por semana.
Navegar na internet é também a atividade número um para as horas livres por 27%, seguida por jogos (16%) e televisão (13%). Outro detalhe interessante é a capacidade multitela: 68% afirmam usar o celular enquanto assistem TV ou jogam.
O consumidor brasileiro na internet é, inclusive, o segundo mais engajado do mundo segundo estudo “O consumidor conectado: compreendendo a jornada para o engajamento” da consultoria Affinion, realizado em parceria com a Oxford Brookes University. A pesquisa recebeu respostas de 18 mil consumidores de 12 países com foco nos segmentos de telecomunicações e bancos e de 13 países para setor varejista.
O Índice de Engajamento de Consumidores do Brasil chega à média de 70 em uma escala de 0 a 100. O País é um dos três únicos territórios que chegam ou passam dos 70 pontos, superando a média global de 66. Os outros países são Turquia e Estados Unidos. Ricardo Cassettari, country head de soluções para aumento de receita da Affinion Brasil, destaca que, quanto mais engajado, mais o consumidor tende a ser mais leal à uma marca e gastar mais com ela, além de recomendá-la a amigos e familiares. “Compreender como impulsionar os resultados de engajamento é crucial para as empresas aumentarem a retenção de clientes e, consequentemente, impulsionar o crescimento de seu negócio”, explica.
Os países pesquisados no estudo são: Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Turquia e Holanda.
Compartilhe:
- 0 medalha