Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Decreto

29 Dezembro 2016 | Fernanda Mendes

Cota de Tela para 2017 permanece com os mesmos números de 2016

O decreto visa ampliar o acesso do público à produção audiovisual brasileira

Compartilhe:

(Foto: ShutterStock)

Foi anunciado nesta quarta-feira, dia 28 de dezembro, o Decreto nº 8944, que trata da Cota de Tela para 2017. A lei determina o número de dias e a diversidade mínima de títulos brasileiros a serem exibidos nas salas de cinema do país ao longo do ano.

Publicidade fechar X

O decreto é realizado por meio de estudos feitos pela ANCINE, em diálogo com exibidores, produtores e distribuidores.

O número mínimo de títulos nacionais diferentes que devem ser exibidos ao longo do ano, permanece o mesmo de 2016: a quantidade aumenta em relação ao porte de cada complexo, sendo o mínimo de 3 títulos para um complexo de uma sala, até 24 filmes diferentes para complexos com 16 ou mais salas.

Em relação à quantidade de dias de exibição de filmes brasileiros por sala também permanece a mesma. Desta forma, complexos com uma sala devem exibir títulos nacionais por, pelo menos, 28 dias no ano, estendendo-se a 800 dias para complexos com 20 salas.

Segundo a ANCINE, a cota irá permitir que produções brasileiras sejam exibidas em um mínimo de 166 dias no ano de 2017, uma média de 53 dias/ano para cada sala. Atualmente, segundo dados do órgão, o parque exibidor brasileiro possui 773 complexos e 3,1 mil salas.

A fiscalização e o controle do cumprimento da norma é apurado com base no Sistema de Controle de Bilheteria (SCB), cuja implementação teve início em julho de 2016.

Confira a tabela completa da Cota de Tela para 2017.

Marcelo Lima, diretor da Revista Exibidor, produziu artigo ontem (29) comentando a projeção de filmes nacionais no circuito exibidor.

Compartilhe:

  • 0 medalha