Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cultura

05 Junho 2017 | Fernanda Mendes

Arcoverde (PE) retoma programação de cinema centenário

O projeto foi realizado pela parceria entre a prefeitura, o Programa Cine de Rua e o Governo de Pernambuco

Compartilhe:

(Foto: Jan Ribeiro | Portal Cultura PE)

Nesta segunda-feira, dia 5, a cidade pernambucana de Arcoverde reabre as portas do centenário Cinema Rio Branco. O projeto foi possível graças à parceria da gestão municipal com o Programa Cine de Rua (Secult -PE e Fundarpe) e o Governo de Pernambuco. A reinserção das salas no circuito de exibição é discutida desde 2016.



O projeto se baseou na proposta de readequação do espaço físico e de atualização digital. Assim, durante o mês de junho, o local funcionará para testes do novo sistema de projeção digital.

“A reabertura do cinema representa a primeira ação mais concreta de Arcoverde em busca de políticas culturais efetivas. Acreditamos, que essa parceria com o Cine de Rua traz de volta luz ao nosso Rio Branco e uma perspectiva de vida ainda mais longa”, afirmou a prefeita Madalena Britto.

Ainda, a prefeitura municipal firmou o compromisso de prestar por três anos assessoria técnica especializada, curadoria e ações em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco que ajudem a formar projecionistas e programadores no município.

“O Cinema Rio Branco representa a primeira ação visível do programa Cine de Rua, demonstrando que a união de esforços de instituições e de pessoas torna possível a concretização de um desejo e de uma necessidade: a democratização dos espaços públicos para a promoção do acesso à cultura e da cidadania”, afirmou Silvana Meireles, Secretária Executiva Estadual de Cultura.

O local também receberá apoio do Comitê de Programação do GT Cine de Rua, formado atualmente pelo Cinema São Luiz, Cinema da Fundação, SESC Pernambuco, Secult-PE, Consulado Geral da França no Recife e do Movimento #CineRuaPE.

Recentemente, outro cinema histórico, o Cine Teatro São Joaquim, também teve reinauguração após obras arquitetônicas e de digitalização.

Compartilhe:

  • 0 medalha