Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

20 Novembro 2017 | Vanessa Vieira

Outlets podem ser alternativa para expansão do parque exibidor

O América Outlet contou com inauguração de um complexo da rede Cinesercla neste mês de novembro

Compartilhe:

O América Outlet recebeu complexo cinematográfico da rede Cinesercla (Foto: ASCOM - América Outlet)

Com a crise política permanente e a economia do País ainda oscilando, o setor de varejo e, especialmente, os shoppings têm sentido algumas dificuldades. Diversos centros de compras chegaram a fechar quase metade das lojas em 2016, segundo estudo do Ibope Inteligência. Estima-se que no ano passado cerca de 18 mil lojas tenham saído dos shoppings. A própria Associação Brasileira de Shopping Centers – ABRASCE declarou que o setor deve dar mais foco em expansão de locais já existentes do que nos projetos de novos centros de compras.

Publicidade fechar X

Como o cinema tem uma relação de interdependência com os shoppings, cerca de 88% das salas em 2016 estavam nesses lugares, a situação pode acabar desacelerando um pouco a expansão do parque exibidor brasileiro. Porém, existem alternativas como os Outlets, que são um tipo de centro de compras voltado à venda de itens fora de temporada, com descontos.

Por conta dos baixos preços, esses espaços acabaram se beneficiando com a crise e agora investem em entretenimento como o cinema. Um exemplo é o Outlet Fernão Dias, que pretende ter um cinema com quatros salas ainda sem data de abertura confirmada, e outro é o América Outlet, localizado em Feira de Santana (BA), que recebeu a inauguração de um complexo da rede Cinesercla em 15 de novembro.

“Nós já somos parceiros do Cinesercla em outro empreendimento do grupo e conhecemos o seu know-now. A expertise da exibidora, que é uma empresa séria e antenada às tendências de mercado, aliada à demanda identificada por nós era a união necessária para viabilizar esse projeto. E evidentemente o sucesso dessa parceria em outro empreendimento só corroborou para a ideia”, comentou Marcelo Santos, Superintendente do América Outlet, em entrevista ao Portal Exibidor. Essa parceria anterior com o conglomerado América Malls existe graças ao complexo da Cinesercla no Shopping Cajazeiras, em Salvador (BA).

Santos explicou ainda que a demanda por um cinema foi notada pelo Outlet após cerca de um ano do início de suas atividades em novembro de 2015, tudo graças a uma pesquisa de mercado realizada pela empresa. Para Ricardo Morgan, executivo de marketing da Cinesercla, a oportunidade se deu por conta da ausência de um cinema “moderno e luxuoso” em Feira de Santana.

O projeto

Segundo Santos, o complexo conta com cinco salas digitais que somam 900 lugares, sendo que um desses espaços é a primeira sala VIP da região e dois têm projeção 3D. O cinema ainda tem totens de atendimento, sistema de som Dolby 7.1 e videowall. “Nós já estamos trabalhando a divulgação da abertura deste complexo há alguns meses e, felizmente, tivemos uma receptividade muito positiva da comunidade”. Ele contou que foi comum receberem mensagens nas redes sociais parabenizando a inciativa e mostrando a ansiedade das pessoas.

Morgan, da Cinesercla, acredita que este é o primeiro cinema do interior da Bahia a ter uma sala VIP, sendo um “presente para a população de Feira de Santana”. Além disso, a rede avalia abrir complexos em outros Outlets. “Essa união é importante para a expansão de salas de cinema no Brasil, além de estreitar a demanda entre espectadores e os principais lançamentos”. Atualmente a exibidora conta com 73 salas em 17 unidades.

Compartilhe:

  • 0 medalha