Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tecnologia

26 Dezembro 2017 | Fernanda Mendes

Cinemas espanhóis passam por transição de formato DCP

Agora, o país trabalha para implementar o DCP SMPTE

Compartilhe:

Evento na Espanha que apresentou o novo formato DCP (Foto: Cine y Tele)

Durante a 21ª edição do Prêmio Cineinforme – FECE, que aconteceu na semana passada na Espanha, os membros da federação espanhola de cinema apresentaram o novo formato de DCP, o DCP SMPTE, que substituirá o DCP InterOp, atualmente presente na maioria das salas do país.

Publicidade fechar X

Dentre os benefícios para a melhoria da experiência do espectador, estão a experiência imersiva, reprodução de imagens HDR e projeções multi-tela. Já para a gestão do cinema, o novo formato de DCP permite os arquivos de legenda MXF criptografados, assim como CPL tanto com metadata e com marcador.

Alguns dos desafios que o novo padrão traz é o volume de filmes de diversas línguas distribuídas na Europa, a porcentagem de equipamentos e softwares antigos que deverão reproduzir o material SMPTE, o setor com vários fornecedores, a falta de conhecimento sobre o DCP SMPTE e a falta de disponibilidade de recursos e orçamentos para esta transição.

Na Europa, diversos países já completaram a transição do antigo DCP para o novo formato, dentre eles estão Reino Unido, Noruega, Suécia, Irlanda, Rússia e Dinamarca. Alberto Tognazzi, da Eclair e membro do FECE, disse que há um arquivo disponível no EclairPlay para testes.

Segundo o profissional, é essencial realizar o teste antes de rodar o DCP, pois as informações devem ser traduzidas para cada idioma e é necessário ter um único ponto de contato para a demonstração, para distribuir o conteúdo por meio da plataforma de entrega eletrônica. O teste, inclusive, já foi realizado por nove países.

Esta iniciativa de transição é promovida pela UNIC (Unión Internacional de Cines), EDCF (European Digital Cinema Forum), SMPTE (Society of Motion Picture and Television Engineers) e FECE.

Compartilhe:

  • 0 medalha