Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Oriente Médio

19 Fevereiro 2018 | Vanessa Vieira

Redes de cinema planejam abrir mais de 30 complexos na Arábia Saudita

País voltou a poder ter cinema apenas em dezembro de 2017

Compartilhe:

(Foto: Getty Images)

Após apenas dois meses da autorização da Arábia Saudita para o país voltar a ter cinemas, tendo ficado sem telonas públicas por 35 anos, o território já tem mais de 30 complexos previstos para inauguração graças a duas exibidoras: Cinespace e Vue Entertainment.

Publicidade fechar X

A Vue anunciou investimento na criação de um parque exibidor no país, com planos para abrir, em parceria com a companhia Abdulmohsin Al Hokair Holding Group, um total de 30 cinemas nos próximos três anos. Atualmente a Vue, que tem a estratégia de crescimento por meio de aquisições de marcas como Cinemaxx e Multikino, opera 212 complexos que somam quase 2 mil telas na Europa e em Taiwan.

A Cinespace, que é o braço exibidor das empresas Front Row Filmed Entertainment e Kuwait National Cinema Co., declarou também que até o fim de 2018 abrirá três complexos no novo mercado. Ao todo, os cinemas terão 27 salas em três cidades importantes do país. São elas: Riade, Jidá e Dammam.

Inclusive, a Kuwait National Cinema hoje representa 91% do mercado exibidor do Kuwait. Em comunicado oficial, a empresa explicou que existem sauditas que vão até o país vizinho para terem acesso à experiência cinematográfica, o que daria à companhia um conhecimento prévio das preferências desse público. A Front Row atua ainda tanto como na exibição quanto na distribuição, sendo outro ponto facilitador para a Cinespace.

Entre as primeiras intenções de investimento em cinemas na Arábia Saudita foram a AMC Entertainment Holdings, que assinou documento que aponta seu interesse junto ao Fundo Público de Investimento da Arábia Saudita. Além disso, a Vox Cinemas, que é proprietária de espaços no país, intenta aproveitar essa oportunidade. A companhia já atua no Oriente Médio, onde tem 129 telas.

Compartilhe:

  • 0 medalha