Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

19 Março 2018 | Vanessa Vieira

SXSW 2018 premia filmes latinos e recebe teste bem-sucedido de "Jogador Nº 1"

Apesar da boa presença latino-americana, festival deu principais prêmios para filmes dos EUA

Compartilhe:

Diretor Steven Spielberg e elenco de "Jogador Nº 1" durante pré-estreia/teste do filme no SXSW 2018 (Foto: Just Jared)

Conhecido como um festival dedicado às novidades – temáticas, tecnológicas, entre outras –, o SXSW – South by Southwest deste ano não foi diferente, tendo começado em 9 de março e terminado neste domingo (18), na cidade de Austin (EUA).



Causas premiadas

Os longas que ganharam os prêmios do evento, indicados pelo público, tiveram como ponto central as causas que defendem direta ou indiretamente. Destaque para os estadunidenses First Match e TransMilitary, um longa de ficção e um documentário que venceram as categorias Competição Narrativa de Filmes e Competição de Documentários, respectivamente. O primeiro aborda a história de uma garota que descobre sua vocação na luta livre e o segundo mostra a luta de militares transexuais para prosseguir com seus serviços no exército após assumirem seu gênero.

Dentre os vencedores do SXSW 2018, estiveram dois representantes latino-americanos: Rubens Blade Is Not My Name, um documentário feito em coprodução entre Argentina, Panamá e Colômbia que venceu na categoria 24 Batidas por Segundo; e Virus Tropical, uma coprodução Colômbia-Equador que levou o prêmio da categoria Global. Os demais premiados foram dos EUA ou coproduções que envolviam o país.

Teste de sucesso

A Warner Bros. realizou um teste de audiência durante o festival, com a exibição de Jogador Nº 1, apresentado pelo diretor Steven Spielberg, que destacou as referências culturais presentes do longa e declarou que ele deve ser assistido “na telona” dos cinemas. Uma parte do elenco e outros profissionais ligados ao lançamento também participaram do evento. Ao fim da sessão no Paramount Theater, em Austin, o filme foi ovacionado, com o público aplaudindo de pé.

Hollywood também se fez presente no SXSW 2018 com a première de Um Lugar Silencioso (Paramount) sendo a responsável pela abertura do festival. A produção também foi bem recebida pelos espectadores.

Janela latina

O SXSW recebeu as estreias mundiais de títulos latinos (além dos filmes premiados) como ¡Las Sandinistas! (coprodução Nicaraguá-EUA), Nossa Chape (Brasil-Colômbia-EUA), T.O.C.Transtornada, Obsessiva, Compulsiva (Brasil), Teatro de Guerra (Argentina) e Rush Hour (México-EUA-Turquia).

De olho nas espectadoras

A Fandango divulgou, durante o festival, uma série de dados sobre os hábitos de espectadoras, vindos de uma pesquisa com cerca de 3 mil mulheres nos EUA, com idade entre 18 e 54 anos. Entre as principais informações estão: 22% preferem o gênero ação e só 9% as comédias românticas, 82% estão mais inclinadas a verem filmes com personagens femininas dinâmicas, 75% preferem títulos com diversidade no elenco, 85% são as pessoas que determinam os filmes que serão assistidos junto a amigos e família, 73% preferem ver longas no cinema e 68% gostam de comprar ingressos antecipadamente.

Outros destaques do SXSW 2018:

  • - Medo: o show da banda Roots foi cancelado no fim do evento por conta de uma ameaça de bomba. O homem responsável pela ameaça foi preso e nenhuma bomba foi encontrada.
  • - Negócios do Brasil: a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil levou novamente uma delegação empresarial de 77 empresas com a promessa de movimentar US$ 41 milhões no festival. Assim, o País se tornou o segundo maior grupo de estrangeiros no encontro. Uma das empresas nacionais a participar do evento, inclusive com palestra própria, foi a Natura, que ainda virou conteúdo nas redes sociais da marca, sendo produzido pela O2 Filmes.
  • - Mais do Brasil: os projetos sociais Cinesolar e Cine Autorama tiveram representantes de sua produtora, Brazucah Produções, participando do festival.
  • - Representatividade: um dos painéis do SXSW que teve grande sucesso foi com o jornalista e quadrinista negro Ta-Nehisi Coates, que falou sobre a importância de Pantera Negra (Disney) para os Estados Unidos.
  • - Tecnologia: o festival teve ainda os Prêmios de Inovação Interativa, dedicados às novidades tecnológicas. Entre os vencedores estão as soluções “Swarm AI”, que venceu a categoria Inteligência Artificial e “Machine Learning”, e “MasSpec Pen”, que ficou com o prêmio Saúde, Medicina e Biotecnologia.
Veja como foi a edição de 2017.

Compartilhe:

  • 0 medalha