Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estados Unidos

20 Março 2017 | Vanessa Vieira

SXSW tem forte participação latina e premiação para filme brasileiro

Plataforma de cinema sob demanda, distribuidora brasileira e seis filmes da América Latina entraram no festival, que costuma ter mais foco nos EUA

Compartilhe:

"Divinas Divas" foi o único longa latino-americano premiado (Foto: Vitrine Filmes)

Terminou neste domingo (19) o South by Southwest – SXSW, festival estadunidense considerado um dos maiores do mundo sobre cinema, música e tecnologia. Um dos destaques do evento foi a premiação do documentário brasileiro Divinas Divas, longa da atriz e diretora Leandra Leal. O filme foi escolhido como Melhor Filme pelo voto popular da Mostra Global do SXSW.

Publicidade fechar X

O evento recebeu, ao todo, 125 títulos dos EUA e do mundo, embora tenha mantido seu foco mais norte-americano. Da América Latina, seis filmes foram exibidos. Entre eles estão o chileno Madre, a coprodução EUA-Cuba Give me Future: Major Lazer in Cuba, o colombiano Bad Lucky Goat e o mexicano Bosque de Niebla. Divinas Divas, que tem distribuição da Vitrine Filmes, foi o único a receber premiação.

Dos prêmios do Grande Júri, os principais vencedores foram o espanhol Most Beautiful Island, que recebeu o troféu de Melhor Filme na categoria Narrativa, e The Work, ganhador do prêmio de Melhor Filme na categoria Documentário.

No entanto, a América Latina não teve sua participação no festival limitada aos longas-metragens. A plataforma brasileira de cinema sob demanda, VIDEOCAMP, foi tema de painel, por exemplo. Quem também marcou presença foi a distribuidora brasileira O2 Filmes, que contou com executivo na posição de “mentor” em reuniões de negócios promovidas no encontro.

Realidade virtual

A Viacom apresentou novos projetos de realidade virtual, mais relacionados a seus programas televisivos. Outra novidade em VR foi a apresentação da D-BOX de sua solução que une essa tecnologia com poltronas com movimento do cinema 4D. A demonstração foi feita em seu estande dentro da delegação de 50 empresas de Québec, chamada Planeta Québec.

“Estamos muito animados em fazer parte dessa delegação massiva, especialmente quando você considera todo o talento criativo que produtos inovadores que essa província terá para apresentar. Esse é local ideal para introduzir nossa tecnologia inovadora para um mercado internacional, reforçar nossa marca e criar parcerias estratégicas com todos os grandes players do evento”, comenta Claude Mc Master, presidente e CEO da D-BOX.

Veja também como foi o SXSW de 2016.

Compartilhe:

  • 1 medalha