Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Lançamentos

21 Março 2018 | Fernanda Mendes

Novo filme da Downtown/Paris quer criar relação com fãs da cultura pop

“O Doutrinador” é baseado na história de um anti-herói que mata políticos corruptos

Compartilhe:

O personagem de Doutrinador (Foto: Aline Arruda)

Com previsão de estreia para setembro de 2018 – um mês antes das eleições para presidente do Brasil - o filme O Doutrinador promete colocar em cheque a revolta da população brasileira contra os políticos corruptos. Baseado na HQ de Luciano Cunha, o filme mostra um agente federal altamente treinado que, após uma tragédia, vira “O Doutrinador” toda noite para assassinar os homens do poder.



Produzido pela Paris Entretenimento, as gravações do longa devem terminar em 30 de março e, para divulgar o projeto, jornalistas foram convidados a visitar o set de filmagem em São Paulo (SP). O ambiente, aliás, estava tomado pela empolgação de todos os envolvidos que afirmaram ser uma experiência inovadora gravar um filme de ação no Brasil.

Fábio Mendonça, que assina a codireção, também reforçou que a adaptação de uma HQ para as telonas é “um prato cheio”. A estética cinematográfica estará recheada de posicionamentos de câmera, luzes coloridas e as famosas lentes angulares, que costumam “deformar” a imagem. Aliás, muitas vezes as cenas do filme podem se confundir até mesmo com o próprio desenho.

Quadrinhos

Criada em 2008, a HQ explodiu nas redes sociais em meio aos protestos contra corrupção política que vieram à tona em 2013. Segundo Luciano Cunha, a ideia era externalizar a revolta contra a classe política por meio de um “anti-herói” que, na fantasia, realiza o que a maioria gostaria de fazer. Agora, indo para as telonas, a comparação com as criações da Marvel e DC são inevitáveis. “Queremos inaugurar uma nova relação dos amantes da cultura pop com o cinema nacional”, comenta.

Kiko Pissolato, ator que interpreta o protagonista, mostrou-se visivelmente apaixonado pelo projeto e fez questão de reforçar que, apesar do pano de fundo político, o filme é “puramente de entretenimento”, pois é imparcial quanto a partidos políticos ou figuras conhecidas do público. Na HQ, por exemplo, os políticos, apesar de não terem os nomes explícitos, são bastante identificáveis, mas no filme o grande vilão é a “corrupção em si”.

Para fugir ainda mais das referências à realidade, a cidade do filme também é fictícia e se chamará Santa Cruz, comparada até mesmo com a Gotham City de Batman. Outros fatores que dão um ar de fantasia para a produção é a violência e a força do Doutrinador, que chega até a fazer uma flexão com apenas três dedos da mão apoiados no chão.

Gabriel Wainer, um dos criadores do projeto e também roteirista, finalizou o evento reforçando o incentivo que querem dar para a indústria criativa do Brasil. “As pessoas estão sedentas por produções brasileiras, seja no cinema, na música, livros, quadrinhos. Viemos para brigar forte e abrir portas para os talentos da HQ”.

No elenco do filme, também estão Marília Gabriela, Eduardo Moscovis e Tuca Andrada. A distribuição será da Downtown/Paris Filmes.

Outros projetos

A história de O Doutrinador também irá para a televisão como uma série do canal a cabo, Space. A produção televisiva está sendo gravada em conjunto com o filme e deve estrear em fevereiro de 2019. Apesar de ser a mesma história, na TV o enredo de sete capítulos focará em outros personagens, além do protagonista. O projeto também tem planos para virar um game.

Além de O Doutrinador, outro longa brasileiro recente também foi inspirado em uma HQ. Motorrad, da Warner Bros., teve lançamento nesta quinta-feira, dia 1, e é baseado nos quadrinhos de Danilo Beyruth.

Veja a galeria de fotos da visita do Portal Exibidor no set de O Doutrinador.

Compartilhe:

  • 0 medalha