Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Nacional

14 Maio 2018 | Vanessa Vieira

Publicação da ANCINE celebra marco histórico do parque exibidor

Brasil bate recorde de salas de cinema

Compartilhe:

(Foto: Shutterstock)

Todos do mercado exibidor sabem da história do setor, que na década de 1970 teve seu auge numérico em termos de telas. Porém, esse marco acaba de ser superado.



A informação foi anunciada pela ANCINE nesta segunda-feira (14), junto ao lançamento de uma publicação especial da agência em comemoração aos novos números do segmento. “O público nacional gera aumento de salas a longo prazo de forma consistente, sendo também um resultado das políticas públicas voltadas ao setor”, afirma Luana Rufino, superintende de Análise de Mercado, em comunicado oficial

Assim, segundo a ANCINE, o parque exibidor acaba de atingir o total de 3.279 salas de cinema, sendo três telas a menos do que o recorde anterior de 1975. Ao todo, foram necessários 43 anos para que o setor passasse essa marca.

Estados e cidades

A publicação da entidade ainda inclui outras informações relevantes como a distribuição de salas por Estado. Como esperado, São Paulo (1.038 telas) e Rio de Janeiro (368) dominam o mercado, seguidos por Minas Gerais (259), Paraná (198), Rio Grande do Sul (180), Goiás (118), Bahia (106), Ceará (100), Distrito Federal (88) e Amazonas (72), que fecha as 10 regiões com mais telas. O Estado com menos salas é o Acre, com apenas sete.

Vale lembrar que só a capital de São Paulo tem 347 salas, sendo o município com maior número de telas e que, sozinho, tem mais telas do que mais de 100 municípios somados já que essas cidades têm apenas uma sala como é o caso de Gramado (RS) e Guaxupé (MG), por exemplo.

Exibidoras

A Cinemark se mantém como maior rede com atuação no País com 608 salas, seguida pela Cinépolis com 378, Kinoplex com 196, Cinesystem com 156 e Cine Araújo com 145. Com destaque na publicação, os cinemas independentes somam 302 telas.

De acordo com a agência, o que mais contribuiu para o acompanhamento e detalhamento dessas informações é a constante melhoria e implantação do Sistema de Controle de Bilheteria.

Confira a publicação comemorativa da ANCINE na íntegra.

Compartilhe:

  • 0 medalha