Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Crise

30 Maio 2018 | Marcelo Lima

Mercado cinematográfico comenta impactos e dificuldades gerados durante Greve dos Caminhoneiros

Cinemas perderam em renda, com abastecimento de produtos e chegada de HDs

Compartilhe:

*Imagem meramente ilustrativa (Foto: ADlLibbing)

Os últimos dez dias tem impactado o País em diferentes áreas e não haveria de ser diferente com o cinema.

Publicidade fechar X

As rendas caíram entre 38% e 60%, conforme relatos dos próprios exibidores e divulgação da grande imprensa, inclusive no último Top 10 Brasil o Portal Exibidor também reportou tal situação. Várias sessões, aliás, foram canceladas pelos grupos de exibição.

No entanto, não foram só as bilheterias que foram impactadas, os escritórios administrativos estão com quadro menor de funcionários ou com eles trabalhando em home-office ou indo até o local de trabalho de Táxi ou Uber, o que acarretará reembolsos posteriores ao empregador.

O abastecimento de produtos também foi comprometido e os cinemas estão sem os produtos que costumam oferecer na bombonière, com exceção dos que possuem estoque próprio.

Algumas distribuidoras também alteraram a data de lançamentos de alguns filmes, já prevendo a baixa movimentação dos cinemas.

O Festival de Cinema de Pernambuco teve data alterada e agora será gratuito.

Ou seja, prejuízos diversos com perdas consideráveis.

Alguns exibidores preferiram não comentar o assunto. A Cinemark, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que “não possui essas informações e que não chegou a fazer nenhum levantamento sobre a bilheteria no final de semana ou essas questões apontadas”. Procurada pela equipe da Exibidor, a Centerplex e a Cinépolis também não se pronunciaram.

Perdas significativas

Na Cinematográfica Araújo, as perdas ficaram em 50% comparando ao período anterior.

“Tivemos uma queda de 58% comparado com as datas de 17 a 20 de maio e 24 a 27 de maio. Ouso dizer que a greve teve grande influência, mas... os lançamentos e os filmes que “não vingaram”, acrescenta Fábio Sales, do Cine A.

“Fizemos um grande esforço para manter todos os cinemas em operação, e conseguimos. Contudo, devido à dificuldade de locomoção do próprio espectador, tivemos uma queda significativa de público em relação ao final de semana anterior”, reforça Patricia Cotta, do Kinoplex.

"O principal reflexo dessa greve foi no fluxo de clientes. Essa foi uma consequência relatada por diversas exibidoras e não teria como ser diferente. Entendemos que a população está enfrentando um período de dificuldade de locomoção nas cidades e que a ida ao cinema fica prejudicada", disse Sâmara Kurihara, gerente de marketing da Rede Cinesystem Cinemas. 

Sessões canceladas

Outro problema enfrentado foi com relação a chegada de HDs, devido ao atraso por conta dos bloqueios nas rodovias, os departamentos de programação tiveram que readequar as sessões e remanejar. “Tivemos que cancelar sessões especiais que aconteceria no feriado e que dependem de HD”, disse Fábio Sales, do Cine A.

Em comunicado oficial, a Rede Cinesystem informou que “devido à paralisação dos caminhoneiros – que acarretou na interrupção do fornecimento de combustível em todo o Brasil - algumas sessões programadas foram suspensas”. A exibidora ressaltou ainda que os clientes não sofrerão prejuízos e serão canceladas apenas sessões com baixo fluxo de clientes e cujos ingressos ainda não haviam sido vendidos.

 

Alternativas

O que não falta ao brasileiro é criatividade para driblar as crises. O Cine A, por exemplo, apesar de não ter relatado grandes impactos, adotou medidas de conscientização como uso compartilhado em alternância de um automóvel particular por dois ou mais funcionários que moram próximos.

"A greve impactou o deslocamento dos funcionários, assim como afetou a rotina de transporte da população em todo o Brasil. Para contornar a situação, optamos por buscar alguns funcionários em casa, principalmente nas unidades que ficam em cidades onde o transporte foi totalmente interrompido. E prezamos pela segurança dos colaboradores nas cidades onde aconteceram saques no comércio, diminuindo a carga horária de trabalho deles para que pudessem ir para casa mais cedo", contou Sâmara Kurihara, gerente de marketing da Rede Cinesystem Cinemas.

A situação começa a dar sinais de retomada com o reabastecimento parcial dos postos de combustíveis, liberação das rodovias e normalização do abastecimento de produtos. Assim, espera-se que o feriado e o fim de semana tenham números e dados melhores.

Compartilhe:

  • 0 medalha