Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

05 Junho 2018 | Natalí Alencar

Coprodução Brasil-Moçambique será lançada em 17 cidades brasileiras, confirma diretor

“Comboio de Sal e Açúcar” recebeu vários prêmios e participou de muitos festivais

Compartilhe:

(Foto: Livre Filmes)

O longa Comboio de Sal e Açúcar, do cineasta Licínio Azevedo, estreia em 07 de junho em circuito nacional. A produção teve coletiva de imprensa e pressday no Espaço Itaú Frei Caneca (SP) em 30 de maio com a presença do diretor.



“Estou muito feliz pelo fato de que o filme sairá, quase em simultâneo, em salas de 17 cidades brasileiras. É a primeira que isto acontece com o filme moçambicano ou mesmo africano, de outros países africanos. Sempre ficamos restritos à festivais”, comentou.

O filme é uma produção da Ukbar Filmes (Portugal) e coprodução com Ebano Multimídia (Moçambique), Le Films de LÈtramger (França), Urucu Media (África do Sul) e Panda Filmes (Brasil). A distribuição brasileira é feita pela da Livres Filmes.

“A expectativa é das melhores. Falta um intercâmbio cultural maior entre esses países. Não vemos em Moçambique, por exemplo, filmes brasileiros. E o Brasil é um grande produtor de filmes”, ressalta o diretor do longa.

Baseado no livro homônimo do diretor, o filme se passa em Moçambique, em plena guerra civil, onde um trem, que liga Nampula (província do Norte de Moçambique junto ao oceano indico) ao Malawi, atravessa uma perigosa zona de guerra. Esta viagem é a única esperança para centenas de pessoas dispostas a arriscar a própria vida numa viagem para garantir sua subsistência, indo trocar sal por açúcar no país vizinho. Trafegando por trechos da linha de trem completamente sabotados, a jovem enfermeira Rosa, que está a caminho de um hospital onde irá trabalhar, conhece o Tenente Taiar, que tem como missão conduzir todos a salvo. Uma estória de amor em tempos de guerra a bordo de um comboio de mercadorias, que leva além de pessoas, sonhos.

Premiações

O longa Comboio de Sal e Açúcar foi premiado em Los Angeles no 26ºPAFF – The Pan African Film & Arts Festival, em fevereiro de 2018. O diretor Licínio Azevedo recebeu, com este filme, o seu terceiro prêmio de Melhor Diretor de Ficção. Já havia recebido o mesmo no 38º Festival Internacional de Cinema do Cairo e no Festival Africano de Khouribga em Marrocos.

O longa também conquistou o Tanit de Ouro para Melhor Longa-Metragem de Ficção no Festival de Carthage, na Tunísia, onde também recebeu o prémio para Melhor Imagem, o Prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema e o da Federação Africana de Críticos Cinematográficos. No Festival de Cinema de Johannesburg foi premiado como o Melhor Filme e, na sua estreia internacional, no Festival de Locarno, um dos mais antigos e importantes do mundo, foi o grande vencedor do Prémio da Crítica Independente italiana, o Boccalino d’Oro, na categoria de melhor produção.

Festivais

Comboio de Sal e Açúcar participou dos festivais War on Screen, França– 2016; Seleção Oficial do Festival do Rio de Janeiro, 2016; Mostra de Belo Horizonte, em 2016; Seleção Oficial do International Film Festival of India, India e; 2016; Seleção Oficial Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, México – 2017 e teve Menção Especial no Festival Visões da África de Montreal, Canadá, 2017.

 

Compartilhe:

  • 0 medalha