Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Inclusão

15 Agosto 2018 | Fernanda Mendes e Marcelo J. L. Lima

Riole e ETC Filmes apresentam solução brasileira de acessibilidade

Empresas detalharam o equipamento ao Portal Exibidor

Compartilhe:

(Foto: Riole)

Com a aproximação da execução da Instrução Normativa da ANCINE - onde circuitos exibidores com mais de 50 salas precisam estar com equipamentos de acessibilidade até novembro deste ano - a Riole, em parceria com a ETC Filmes, receberá exibidores e profissionais do mercado de cinema nos próximos dias em São Paulo (17/08) e Rio de Janeiro (23/08) para a demonstração do ProAccess, solução totalmente brasileira de acessibilidade de conteúdo que já está aprovada pela ANCINE e homologado pelas regras do padrão DCI.



Mas antes do evento, o Portal Exibidor teve acesso com exclusividade à solução.

Como funciona

O ProAccess disponibiliza ao usuário os canais de áudio descrição, close caption, LIBRAS, e áudio assistência - esta última que potencializa os canais de diálogo para o espectador, mantendo o volume da trilha sonora. Com esta função, pessoas que tem baixa audição, conseguem ter mais facilidade em entender os diálogos de um filme. “É um recurso muito interessante, porque o envelhecimento da população tira o prazer de ir ao cinema”, contou Ronaldo Bettini Jr., diretor de marketing da ETC Filmes.

O conjunto de equipamentos conta com um aparelho instalado e conectado ao servidor DCP e transmissores infravermelhos instalados de frente ao auditório. Toda a sincronização só é permitida graças ao sinal infravermelho que emite as informações.

Um dos recursos interessantes é que o equipamento é bastante flexível quanto à sua utilização, já que também pode veicular informações publicitárias, trailers e qualquer conteúdo que o exibidor desejar inserir. Algo que segundo Bettini multiplica o impacto da comunicação. “Só entregando o filme na sala vai ser difícil transformar esse público em um consumidor ativo. É preciso ter treinamento e sair da caixa, além de transformar o cinema em um ambiente onde a pessoa possa vir e receber informações diversas sem ficar entediado antes do filme”, explicou.

Oferta e demanda

O kit do ProAccess para uma sala de cinema sai a partir do valor de R$ 26 mil. No entanto, as empresas se propõem a negociar os preços de acordo com a demanda de cada circuito - quanto maior a compra, menor o valor unitário. Há também a possibilidade do aluguel dos equipamentos, em que a manutenção pode já estar inclusa no pacote.

Atualmente, as empresas possuem um estoque de 200 kits disponíveis para venda e, em caso de extrema demanda, eles são capazes de produzir até 300 kits/mês.

Demonstração

As demonstrações para exibidores e distribuidores serão realizadas em São Paulo no Shopping Frei Caneca e no Rio de Janeiro no Kinoplex São Luiz. Ambos a partir das 9h00 da manhã.

Para saber mais, acesse o site.

Compartilhe:

  • 0 medalha