Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

11 Setembro 2018 | Fernanda Mendes

ANCINE e Cinema do Brasil participam ativamente do Festival de Toronto

Entidades querem impulsionar a internacionalização dos conteúdos brasileiros

Compartilhe:

Christian de Castro, da ANCINE, e Ana Fialho, gerente executiva do Cinema do Brasil (Foto: ANCINE)

A edição deste ano do Festival de Toronto (TIFF) conta com a presença de sete filmes brasileiros na programação, sendo cinco longas e dois curtas-metragens. Dentre os destaques estão Diamantino, coprodução entre Brasil, França e Portugal, que tem distribuição da Vitrine Filmes; Tito e os Pássaros, exibido no último Festival de Animação de Annecy; Tarde para Morir Joven, coprodução entre Chile, Brasil e Argentina; e ainda outras duas parcerias entre Brasil e Argentina: Sueño Florianópolis (também da Vitrine Filmes) e Rojo.

Publicidade fechar X

Mas a participação brasileira no festival canadense não está somente limitada aos filmes. Duas entidades nacionais também participam do evento, a ANCINE e o Cinema do Brasil. Inclusive, na tarde desta última segunda-feira, 10, foi realizado um encontro pelo Consulado do Brasil em Toronto e pelo Cinema do Brasil, que reuniu distribuidores, agregadores de conteúdo para plataformas digitais, produtores brasileiros, além da ANCINE.

O enfoque do encontro foi discutir as possibilidades de internacionalização do conteúdo brasileiro. "Conversamos sobre exportação e estímulo às coproduções para as mais diversas plataformas a partir da expansão dos tratados de coprodução e construção de acordos de coinvestimento em desenvolvimento de obras para cinema, TV, games, além de realidade virtual e realidade aumentada. Informamos sobre as linhas de ação da ANCINE para o mercado internacional e sobre como atrair parceiros para melhor desenvolver nossa indústria por meio de coprodução e cooperação", explicou Christian de Castro, diretor-presidente da entidade.

Os representantes da ANCINE e do Cinema do Brasil também participaram da palestra "Paisagens: Brasil", sobre o mercado internacional e o cinema brasileiro.

O Cinema do Brasil organizou ainda outro importante encontro em parceria com o British Film Institute (BFI) para intensificar a coprodução com a Inglaterra. Participaram produtores brasileiros e britânicos, além de Ben Roberts, diretor do BFI, e John Archer, da Hopscotch Films.

Com o objetivo de estruturar linhas com base no orçamento aprovado pelo Comitê Gestor do FSA, na modalidade internacional para TV e outras plataformas, a ANCINE também se reuniu ainda com Stéphane Cardin e Nathalie Clermont, representantes do Canada Media Fund, para conversar sobre possibilidades de desenvolvimento de parcerias no fomento a projetos de coprodução audiovisual entre Brasil e Canadá. “Avançamos também nas negociações sobre a renovação do Acordo Bilateral Brasil Canadá em reunião com o diretor do Canada Heritage, Ian Wallace”, acrescentou o assessor internacional, Gustavo Rolla.

O TIFF também contou com rodadas de negócios, onde a ANCINE apresentou aos interessados as formas de coprodução com o Brasil. O Festival vai até o próximo domingo, dia 16.

Compartilhe:

  • 0 medalha